Novidades

PROJETA RIO no Cristo Redentor

01 jan 2020 • por Nina Kauffmann • 0 Comentários

O maior símbolo da cidade do Rio de Janeiro, o Cristo Redentor, vai se transformar num palco inédito no dia 31 de dezembro de 2019.
PROJETA RIO, ação de inclusão social e espetáculo de arte e tecnologia vai realizar projeções digitais mapeadas (videomapping) em toda a superfície da estátua.
No ano passado o ineditismo do evento foi realizar projeção nas 2 faces da estatua projeções simultâneas tanto na face frontal quanto na face posterior da estátua, gerando um resultado dinâmico e integrado jamais visto. As imagem foram manchete nos principais veículos de comunicação do mundo. Este ano o Projeta Rio vai inovar além de novas historias surpreendentes  contadas através da projeção, a estatua do Cristo vai receber pela primeira vez  UMA ILUMINAÇÃO ESPECIAL QUE VAI FAZER UMA CONEXÃO DA IMAGEM COM O CEU numa alusão de estar EMANANDO ENERGIA PARA A CIDADE DO RIO DE JANEIRO ATRAVES DE UMA COMBINAÇÃO DE LUZES E PROJEÇÃO NUM GRANDE ESPETACULO ARTISTICO. 
PROJETA RIO nasceu no início de 2018 como uma ação cultural de inclusão digital, realizando oficinas de videomapping para jovens das comunidades do Rio. Foram ministradas aulas que iniciaram dezenas de jovens na criação e realização de projeções mapeadas. A dinâmica das oficinas incluiu experimentações analógicas e digitais em arte e prática com softwares especializados.
Um dos resultados das oficinas é um videomapping colaborativo que pede a paz e união para os cariocas, ESTE  mapping colaborativo será projetado nas superfícies frontais e posteriores da estátua. 

Um dos pontos altos da projeção será uma rotação ilusória de 180º da estátua, onde o Cristo se voltará para os bairros da cidade que ficam às suas costas e emitirá uma mensagem de paz em linguagem de sinais (Libras) através das técnicas de videomapping.
O evento não será aberto ao público mas as projeções poderão ser vistas a partir dos bairros próximos à Floresta da Tijuca e serão transmitidas em um telão na Praia de Copacabana.
O projeto é patrocinado pela Epson, através da Lei de Incentivo à Cultura (Ministério da Cultura), com produção da Touchers Transmídia, Infoview e Cinerama Brasilis.A Epson é a fornecedora dos projetores e tem como um de seus principais pilares ideológicos o apoio a ações culturais que façam uso de inovação e tecnologia de ponta.A Touchers Transmídia é especializada em ações que unem comunicação, tecnologia e ações em tempo real e foi a responsável pela produção do Rio dos Meus Olhos em 2015 e 2016, eventos em homenagem ao aniversário do Rio de Janeiro. O PROJETA RIO conta com o apoio da Secretaria Municipal de Turismo, Arquidiocese do Rio de Janeiro e do ICMBio.

Comente Aqui

Posts Anterior
Próximo Post