Fédération de la Haute Couture et de la Mode, (FHCM), órgão regulador da moda francesa, publicou os detalhes da próxima fashion week de Paris, incontestavelmente a cidade mais influente no cenário internacional. Neste momento, 18 maisons parisienses preparam um desfile físico.
Entre as marcas de moda que se comprometeram a apresentar um desfile “ao vivo” nesta temporada estão Christian Dior, Chanel, Louis Vuitton e Hermès.
Quanto às outras 14 marcas que estão preparando desfiles físicos, são elas, listadas por ordem cronológica: Coperni, Victoria/Tomas, Koché, Kenzo, Gauchère, Acne, Balmain, Chloé, Isabel Marant, Yohji Yamamoto, Ami, Gabriela Hearst, Paco Rabanne e Xuly Bet.
No total, estão inscritas 84 grifes no calendário oficial da Semana da Moda de Paris, que acontecerá de 28 de setembro a 6 de outubro. Estas irão apresentar as suas coleções de prêt-à-porter feminino para a primavera-verão 2021.
Vinte maisons estão preparando apresentações físicas. E 45 restantes se contentarão com formatos digitais.
“Para a organização de eventos em Paris, a Fédération de la Haute Couture et de la Mode e as marcas inscritas no calendário oficial da fashion week de Paris cumprem as recomendações das autoridades. Além disso, a federação está em contato regular com o departamento da polícia e as autoridades sanitárias. Também foi estabelecido, no âmbito das comissões jurídicas e sociais da federação, e com o apoio da agência regional de saúde da Île-de-France, um protocolo específico para os desfiles e as apresentações de moda”, explica a organização no comunicado que acompanha o calendário.
É surpreendente que marcas líderes – como Balenciaga, Givenchy, Miu Miu, Dries Van Noten, Elie Saab, Loewe e Maison Margiela – não desfilem durante a temporada. E o dia inaugural da fashion week, que contará com seis talentos emergentes e estreantes no calendário oficial, será exclusivamente digital.
Uma dúzia de outras marcas planejam organizar apresentações entre digitais e físicas, o que permitirá que jornalistas e compradores se encontrem com os criadores.
Normalmente, um desfile de prêt-à-porter em Paris atrai mais de 500 convidados. Em grandes marcas como Dior ou Chanel, às vezes mais de 2000. Mas, nesta temporada, várias marcas informaram ao FashionNetwork.com que, devido às medidas de distanciamento social, só poderão convidar no máximo 100 pessoas.
A FHCM também está preparando o seu showroom “Sphère”, dedicado às marcas emergentes, que acontecerá simultâneamento no Palais de Tokyoe na internet.
No verão europeu, a Semana da Moda de Paris lançou com sucesso uma nova plataforma construída pela Launchmetrics, em parceria com a federação.
A FHCM também renovou as suas parcerias com as redes sociais YouTube, Google, Instagram e Facebook, e continua a sua colaboração com a Hylink, a principal agência de comunicação digital independente da China, o que lhe permite reforçar os seus laços com as principais redes sociais e de distribuição na China.