Gucci Garden Galleria de Florença, Itália, muda de visual e ganha uma nova exposição. No ano em que celebra o seu 100.º aniversário, a Gucci anuncia a exposição que passa por uma experiência multimídia. As protagonistas são 15 campanhas publicitárias – datadas de 2015 até aos dias de hoje – que marcam alguns dos momentos icônicos dos anos da maisoncom a assinatura do designer de moda italiano Alessandro Michele, diretor artístico desde 2015.
Trata-se da exposição ‘Gucci Garden Archetypes’, inaugurada em 14 de maio no Palazzo della Mercanzia, em total conformidade com o atual DPCM (as visitas aos sábados, domingos e feriados são feitas mediante reserva prévia e, durante os dias de semana sem reservas, respeitando os protocolos de segurança interna). O acesso à exposição é feito através do que parece ser um centro de operações de bastidores: os visitantes são confrontados com imagens em tempo real do que estão prestes a ver. Depois, no interior, as 15 campanhas, desde Tóquio a Los Angeles, e de Northern Soul a Maio de 68.
“Pensei que seria interessante levar as pessoas através destes primeiros seis anos de viagem, convidando-as a caminhar através de uma travessia para o imaginário, narrativa, inesperado, reviravolta, brilho”, disse Alessandro Michele, também curador da exposição. “Criei uma brincadeira com emoções que são as mesmas que as campanhas publicitárias, porque estas são a narrativa mais explícita da minha visão”.
Os diferentes espaços narrativos são concebidos pelo Archivio Personale, o estúdio de design florentino que deu forma à visão de Michele. Assim, vemos numa sala uma projeção circular que cria a sensação de estarmos na pista de dança com os bailarinos da Northern Soul que participaram na campanha de pré-outono 2017, enquanto o espaço das escadas é ocupado por uma homenagem à juventude parisiense de “maio de 68” com a campanha de pré-outono 2018.
Passamos então para a sala preenchida de expositores com prateleiras cheias de milhares de borboletas, centenas de relógios de cuco, perucas coloridas e sapatilhas em memória da campanha de outono-inverno 2018.
Podemos também entrar no toilette da discoteca anos 80 da campanha de primavera-verão 2016 em Berlim ou nos bastidores de uma villa modernista, a da “party del secolo” (festa do século) da campanha Cruise 2020. E podemos até mesmo entrar no metrô de Los Angeles, numa carruagem que lembra a que apareceu na campanha de outono-inverno 2015.
O espaço multidisciplinar Gucci Garden Galleria (também Gucci Garden Boutique, Bookstore e Restaurant) fica na Piazza della Signoria em Florença. Criado em 2011 por Alessandro Michele – o atual diretor criativo da Gucci – vem dar uma contribuição singular à arte italiana contemporânea.
A fachada relaciona-se à primeira vista com a maioria dos edifícios históricos de Florença, enquanto os interiores reservam um fascinante vislumbre do vibrante mundo da Gucci.