Novidades

Conheça o executivo carioca que transformou o setor supermercadista do Rio

29 jul 2020 • por Nina Kauffmann • 0 Comentários

Aos 38 anos, Fábio Queiróz foi o mais jovem executivo a assumir a presidência da ASSERJ

“Eu priorizo a criatividade”, é com essa frase que o advogado carioca, Fábio Queiróz, presidente da Associação de Supermercados do Estado do Rio de Janeiro – ASSERJ, e VP da Associação Brasileira de Supermercados – ABRAS, destaca a principal característica de sua gestão. 

Mas, até assumir a presidência da entidade, em 2015, Fábio acumulou 14 anos de experiência no setor jurídico de uma das principais redes de supermercados da cidade. Ele foi primeiro lugar na OAB do Rio de Janeiro, aos 20 anos, entre mais de 3 mil candidatos e responsável por fundar o departamento jurídico do Supermercados Mundial. “Sempre priorizei o coletivo e não o individual”. 

Atualmente com 43 anos, Fábio Queiróz revela alguns segredos que o fizeram chegar a liderar um setor que emprega diretamente mais de 200 mil pessoas no Estado do Rio, e possui mais de 400 redes associadas e mais 2 mil lojas. 

Entre os marcos de sua gestão estão a recuperação financeira de uma dívida de 2 milhões; a reformulação da SRE TRADE SHOW, um dos maiores encontros entre distribuidores, fornecedores e a indústria com os principais líderes dos setores supermercadista, bares, restaurantes, hotéis, padarias e food service de todas as regiões do Brasil que ocorre anualmente; e a reformulação da revista SUPER NEGÓCIOS, renomada publicação voltada para o varejo. 

Além disso, Fábio Queiróz também foi protagonista na criação do primeiro evento de tecnologia para o varejo no Rio de Janeiro – Conecta Varejo – que na última edição bateu recorde de público com mais de 5 mil pessoas; no treinamento de excelência em atendimento e serviço com o Disney Institute, onde levou um grupo de 50 donos das principais redes de supermercado do Rio para aprender e estudar as melhores práticas de atendimento; e recentemente na primeira live beneficente aos pés do Cristo Redentor que homenageou mais de 8 milhões de colaboradores de supermercados do Brasil. A 

live inédita teve mais de 17 mil espectadores nas redes sociais, onde foram arrecadados mais de 86 toneladas de alimentos, entregues à famílias em situação de vulnerabilidade social e a instituições sociais. 

Questionado se em algum momento pensou em desistir em meio aos desafios, Fábio Queiróz foi enfático “De forma alguma, começamos do zero e fazemos tudo de novo”. 

O INÍCIO DE UMA HISTÓRIA DE SUCESSO E SUPERAÇÃO 

Fábio Queiróz atua no setor supermercadista há 19 anos. Atualmente, seu nome é sinônimo de inovação à frente dos supermercadistas. Possui importante atuação no setor por investir constantemente em conhecimento para aperfeiçoar o varejo. 

“Me formei aos 15 anos e tive que optar em qual carreira seguir. Não sabia o que fazer e a profissão do momento era informática. Mas, fiz direito por meu avô ser advogado, e vi que estava na profissão certa pois tinha como características o poder de persuasão e sempre gostei de ler. Me formei aos 20 anos, e precisei ser emancipado para a colação de grau, pois a maior idade na época era 21 anos”, relembra. 

Na época, precisou sair da atuação no direito para ajudar seu pai, que tinha um negócio. Trabalhou com ele por dois anos, e hoje entende que passou com o pai os últimos anos de sua vida, pois faleceu de câncer aos 52 anos. Chegou a atuar como auditor fiscal de São Gonçalo por três meses, mas não se encontrou. Foi quando decidiu que ia morar fora do país, onde grande parte da sua família mora, nos Estados Unidos. 

“Até que veio o convite em uma festa para implementar o departamento jurídico de uma grande rede de supermercados, o Mundial. “Agarrei com unhas e dentes, fiz com toda a força e fiquei por 14 anos na empresa”, conta. 

ATUAÇÃO NA ABRAS 

Fábio Queiróz representava o Mundial na ASSERJ e sempre teve o espírito de líder coletivo – não vendo apenas os próprios interesses e isso chamou a atenção dos demais associados. Foi convidado para ser presidente dois anos antes e não aceitou. “Assumi a ASSERJ em 2015, mas em 2013 os supermercadistas me convidaram para a presidência, eu neguei porque não acreditava na forma de gestão da época”. 

Sua atuação focada em inovação logo chamou a atenção da entidade nacional, a Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS), o qual integra a vice-presidência. Fábio, inclusive, foi o percursor do retorno da Convenção ABRAS para o Rio de Janeiro, em 2018, após 14 anos sem ser sediada na cidade. 

5 ESTRATÉGIAS PARA O SUCESSO, por Fábio Queiróz: 

– Resiliência 

– Inovação: tudo o que você faz para ser melhor é inovação 

– Visão – sempre ver à frente, se lançar no futuro 

– Coletividade (olhar para o todo) 

– Coragem 

Sobre a ASSERJ 

Criada em 1969, a Associação de Supermercados do Estado do Rio de Janeiro tem como objetivo unir, servir e representar o segmento supermercadista nos cenários político, econômico e social, promovendo a interação entre os players e o desenvolvimento da qualidade da gestão. Hoje comandada pelo executivo Fábio Queiróz, eleito presidente em 2015, a ASSERJ representa os interesses de 300 grupos supermercadistas do Estado do Rio de Janeiro e oferece a seus associados diversos benefícios, como cursos de aperfeiçoamento, palestras, consultoria e assessoria na área jurídica. 

Comente Aqui
Posts Anterior
Próximo Post