Localizada no 3º piso do Botafogo Praia Shopping, da Ancar Ivanhoe, a “Boutique pelo Bem”, sob gestão de Fernanda Capobianco, acaba de ser inaugurada. A loja de moda circular vai muito além da moda e da sustentabilidade, ela é por si só uma grande ação social: 100% do lucro das vendas é revertido em doação para o projeto social Mulheres de Luz, em Duque de Caxias. Fernanda é co-fundadora deste projeto, junto à Marcela Médici e Gabriela Bevilaqua, que tem por objetivo apoiar centenas de meninas moradoras do Jardim Gramacho, de 12 a 18 anos, levando capacitação profissional, educação sexual e trabalham em conjunto com médicas para fornecer a implementação de métodos contraceptivos como o DIU. O Mulheres de Luz conta com parceria do Nosso Instituto e da ONG Corrente Pelo Bem.
O leilão beneficente de inauguração da boutique contou com a venda de um vestido Valentino, doado por Narcisa Tamborindeguy, madrinha do evento, e, juntos as outras peças leiloadas, conseguiu arrecadar 25 mil reais. Hoje, no local, os clientes podem encontrar roupas, sapatos, jóias e outros itens doados por celebridades, entre elas, Giovanna Antonelli e Narcisa, além de peças de diversas marcas apoiadoras como Animale e Use Lapa, que realizou doação de diversos sapatos. A Power Look, empresa de aluguéis de vestidos de festa, doou diversos vestidos e acionou uma campanha onde 10% do valor das vendas da marca no mês de Novembro foi doado para o projeto Mulheres de Luz.
A loja também busca incentivar a redução, reutilização e reciclagem, assim como conscientizar e mobilizar empresas, marcas e pessoas sobre ecologia, economia social e moda circular. Além das compras, que terão lucro revertido para o projeto social, os clientes também podem deixar seus itens de doação no local.
“Nós queremos mostrar para essas meninas que elas têm direito a uma vida melhor, que podem estudar e ter uma profissão. Elas têm sonhos e nós queremos auxiliá-las para que possam alcançá-los. É um projeto socioeconômico, pois angariamos fundos para apoiar ações de educação sexual e profissionalização destas adolescentes. A ideia é ajudá-las a mudarem suas realidades, gerando renda e dando perspectiva para planejarem suas vidas”, explica Capobianco.
Durante os dois anos de participação no Jardim Gramacho com o Mulheres de Luz, Fernanda e sua equipe perceberam a necessidade de as adolescentes aprenderem sobre educação sexual, já que muitas iniciavam a vida sexual cedo e sem proteção. O projeto oferece ainda consultas médicas e atendimento psicológico, além de cursos profissionalizantes, como o que está sendo desenvolvido em parceria com o Werner Coiffeur, que formará adolescentes em manicures e cabeleireiras.