O filme “O Silêncio da Chuva”, inspirado no romance policial de Luiz Alfredo Garcia-Roza, sob a direção de Daniel Filho, teve exibição em sessão Première no Festival do Rio, nesse sábado, 7/8, e estreia nos cinemas no dia 23 de setembro de 2021. A obra tem roteiro de Lusa Silvestre (“Estômago”, “O Roubo da Taça” e “A Glória e a Graça”), produção da Lereby, coprodução da Globo Filmes e distribuição da Elo Company. Além do roteirista, parte do elenco, como os atores Lázaro Ramos, Mayana Neiva, Claudia Abreu, Bruno Gisoni, Peter Brandão e Raquel Fabbri marcaram presença no Estação Net, em Botafogo.
As máscaras deram o tom da noite. A exuberância de Mayana Neiva, que chegou divando, com um modelito by Diane Von Furstenberg, chamava a atenção. Outro assunto que dominava a sala era a jovialidade de Claudia Abreu. Outra linda, a atriz Yanná Lavigne chegou grávida com o seu boy magia, Bruno Gissoni, que no filme interpreta um garoto de programa. O diretor Daniel Filho não compareceu. “Foi uma noite de retomada, com toda a precaução e onde bateu uma esperança de que a arte é maior e superaremos”, afirmou o protagonista Lázaro Ramos.
O filme narra a saga do delegado Espinosa (Lázaro Ramos) e da investigadora Daia (Thalita Carauta) em solucionar o mistério que envolve a morte do executivo Ricardo (Guilherme Fontes), que é encontrado baleado sentado ao volante de seu carro, no bairro da Urca, no Rio de Janeiro. A primeira atitude da dupla é procurar pela viúva, Bia (Cláudia Abreu). Tudo se complica quando ocorre outro assassinato e pessoas envolvidas no caso começam a sumir. O longa-metragem conta ainda com Mayana Neiva, Otávio Muller, Pedro Nercessian, Késia Estacio, Bruno Gissoni e Peter Brandão, com participação especial de Anselmo Vasconcellos, entre outros.
Publicado em 1996, “O Silêncio da Chuva”, que abre a série de livros do emblemático policial inspetor Espinosa, recebeu os prêmios Nestlé e Jabuti e foi publicado em nove países. Para fazer a transcrição do livro para as telas, Daniel Filho trouxe a história do romântico Bairro Peixoto da década de 90 para o Rio de Janeiro hostil e chuvoso de 2018. “O livro é uma inspiração, fizemos adaptações no roteiro, afinal, muita coisa mudou nestes 22 anos. A participação de mulheres na polícia é um exemplo”, comenta o diretor.
FICHA TÉCNICA
Produção: Daniel Filho / Lereby
Coprodução: Globo Filmes
Distribuição: Elo Company
Direção: Daniel Filho
Roteiro: Lusa Silvestre
Colaboração de roteiro: Renata Correa, Ana Maria Moretzsohn e Pedro Barbalho
Diretor de fotografia: Felipe Reinhemmer
Diretor da segunda unidade de ação: Bruno Garotti
Diretor de fotografia da unidade de ação: Alê Ramos
Diretor de Arte: Mario Monteiro
Som direto: Marcel Costa
Figurino: Kika Lopes
Elenco: Lázaro Ramos, Thalita Carauta, Cláudia Abreu, Mayana Neiva, Otávio Muller, Pedro Nercessian, Bruno Gissoni, Peter Brandão, Raquel Fabbri, Theresa Amayo, Késia Estácio; Participação especial: Guilherme Fontes e Anselmo Vasconcellos.
Fotos Rogerio Resende