Apesar do formato digital, a semana de moda masculina parisiense, que acontece de quinta-feira, 9 a segunda-feira, 13 de julho, contará com uma agenda cheia, composta por 68 eventos. O calendário oficial da edição dedicada às coleções para a primavera-verão de 2021 inclui 8 novas marcas, conforme anunciado pela Federação de Alta-Costura e Moda (FHCM).
A pandemia de coronavírus causou muitos transtornos na organização de eventos oficiais, de modo que esta semana de moda masculina parisiense ficou encaixada entre a semana de alta-costura, de 6 a 8 de julho, e a Semana de Moda Masculina de Milão, de 14 a 17 de julho.
Os novos participantes da Fashion Week masculina não são desconhecidos, como Kolor, a marca japonesa de vanguarda que continua crescendo, mas também Isabel Marant, a estrela francesa do rock’n’roll chic, e Ernest W Baker, originário de Portugal, que confiou sua direção criativa a Reid Baker e sua companheira Ines Amorim.
Os outros cinco novos nomes são as marcas francesas Alled-Martinez, CoolTM e Egonlab, e duas marcas americanas: Kidsuper do Brooklyn, representando a costa leste, e Reese Cooper de Eagle Rock, Califórnia.
O primeiro evento deste calendário da Semana da Moda Masculina de Paris está marcado para 10h da quinta-feira, 9 de julho, com a Etudes, uma marca experimental francesa que promove colaborações de renome e assinou coleções com Adieu, Porter, Keith Haring e Wikipedia. Lemaire encerrará o primeiro dia com uma apresentação às 19h30 (GMT)
O dia de abertura será intercalado com desfiles online e performances de grandes nomes como JW Anderson, Y / Project e Berluti. Também na quinta-feira, a Egonlab, marca da dupla parisiense formada por Florentin Glémarec e Kevin Nompeix, dará início à programação dos estreantes da temporada com a apresentação de sua mais nova coleção
Sexta-feira também será um dia agitado, com apresentações de Louis Vuitton, Yohji Yamamoto, Rick Owens, Dries Van Noten e o primeiro desfile de Ernest W. Baker.
Diferentemente das semanas de moda tradicionais da Europa, nas quais os desfiles têm espaçamento de uma hora entre eles, esta terá apenas meia hora de intervalo. Outros pesos pesados da indústria que participarão do evento são: Balmain Homme, Loewe, Hermès, Lanvin, Dior Homme e Thom Browne.
Em um comunicado, a federação revelou que “o conselho de administração da câmara sindical da moda masculina teve o prazer de anunciar a nomeação da Dunhill House como membro. Com isso, a marca agora participará dos calendários oficiais”.