Em abril último, a Saint Laurent anunciou que queria estabelecer seu próprio calendário, pelo menos até ao final de 2020. A marca de luxo do grupo Kering escolheu este mês de setembro para revelar a sua coleção masculina para a primavera-verão 2021, abandonando a Semana da Moda de Paris digital, organizada em julho, para substituir a Semana de Moda Masculina de junho, cancelada devido à pandemia de COVID-19.
Em seu Instagram, a Saint Laurent vem publicando imagens e vídeos para anunciar o evento, que será realizado na quarta-feira, 9 de setembro, com um webcast, ao meio-dia (GMT). Nos posts é possível ver uma espessa nuvem rosa pink, depois azul, se expandindo sobre uma extensão desértica contra um pano de fundo de paisagem do norte. “Estamos lançando a novacoleção masculina em formato digital. Não haverá desfile de moda”, confirmou um porta-voz da empresa.
Desde que assumiu a direção artística da Saint Laurent em 2016, Anthony Vaccarello sempre favoreceu apresentações originais para sua linha masculina, mostrando as coleções em Nova York, depois Malibu, e como segunda parte dos seus desfiles femininos, em Paris. O último guarda-roupa apresentado pela marca foi a pré-coleção para o outono-inverno de 2020.