A maison de moda francesa de luxo, Chanel, anunciou que o seu próximo desfile Cruise 2021/2022 será realizado no dia 4 de maio, na Carrières de Lumières, em Les Baux-de-Provence, no sul da França.
Como a temporada da alta-costura deste mês em Paris será apenas digital, a Chanel está planejando lançar um filme de sua próxima coleção na terça-feira, 26 de janeiro. Como muitos observadores do setor preveem que a próxima temporada da moda francesa na primeira semana de março também poderá ser inteiramente online devido aos lockdowns na Europa Ocidental e ao ritmo lento da vacinação na França, este desfile Cruise poderá ser o próximo perante uma audiência ao vivo.
Há quase dois anos, Virginie Viard marcou a sua estreia como designer solo da Chanel com a sua primeira coleção Cruise em maio de 2019, apresentando-a dentro do Grand Palais, que simulava uma estação de trem estilo Beaux-Arts. A maison foi forçada a cancelar o seu segundo desfile Cruise, planejado para Capri em maio do ano passado, e no lugar apresentou um vídeo com modelos exibindo a coleção dentro de um hotel de mentira na Baía de Nápoles, que era na realidade um estúdio de cinema de Paris.
A Carrières de Lumières, uma gigantesca pedreira de pedra branca, é frequentemente utilizada como espaço de exposição, com a projeção de gigantescos espetáculos de luz. Em 1959, o artista multidisciplinar e amigo de Coco Chanel, Jean Cocteau, maravilhado com a beleza majestosa das Carrières de Lumières, filmou “Le Testament d’Orphée” (O Testamento de Orfeu) dentro da pedreira Les Baux-de-Provence. O afloramento rochoso medieval no qual está localizado um castelo em ruínas sobre ele, Les Baux-de-Provence, costuma ser considerado uma das vilas mais bonitas da França e ainda apresenta vestígios de habitações humanas que datam de 6.000 anos atrás.
Nas últimas duas décadas, a pedreira também abrigou uma Catedral de Imagens, na qual enormes mostras fotográficas foram projetadas nas paredes lisas. Em 2009, um programa de Picasso atraiu mais de 250.000 visitantes.
O lendário antecessor de Viard, Karl Lagerfeld, era famoso por levar os desfiles da Chanel em turnês mundiais, viajando pelo mundo com paradas em Dubai, Edimburgo, Cingapura e Havana. No entanto, a atual diretora criativa tem optado por ficar mais perto de casa. Sua única incursão fora de Paris foi em dezembro, quando apresentou a coleção Métiers d’Art dentro do Château de Chenonceau, no Vale do Loire, com apenas uma pessoa na plateia, a embaixadora da marca e atriz norte-americana, Kristen Stewart.