Cuidado com o Sarampo!
O Sarampo voltou ao Brasil em 2018, no Estado de Roraima, por causa da chegada de imigrantes da Venezuela com a doença.
Em 2013 e 2015 alguns casos foram registrados, nos estados de Pernambuco e Ceará. Em 2016 o Brasil recebeu o certificado de eliminação do Sarampo.
No ano passado o número de casos de Sarampo na Europa cresceu 400%.
O vírus do sarampo é facilmente passado de um indivíduo a outro através de secreções das vias aéreas (espirros, tosse, beijo). Algumas pessoas podem nem ter sintomas, mas outras sofrerão com manchas vermelhas pelo corpo, coceira, conjuntivite e febre.
O maior problema são as crianças, que tem sistema imunológico mais frágil. Antes do advento das vacinas, o Sarampo foi uma das principais causas de mortalidade infantil no mundo.
Como evitar a doença? VACINANDO!!!
Sem vacina não temos como evitar o surto das doenças infecto contagiosas.
As vacinas são tão eficazes que os mais jovens dificilmente viram um caso de Sarampo ou Paralisia Infantil, o que dá a falsa percepção de que não há motivos para se vacinar. Talvez esse seja o motivo, pelo qual a cobertura vacinal esteja abaixo da média nos últimos anos.
A maioria dos vírus e bactérias que assolaram o mundo em décadas passadas seguem circulando, mesmo que de forma mais restrita. Logo se baixarmos a guarda eles poderão se disseminar globalmente outra vez.