A Havaianas, marca de calçados da Alpargatas, é pela segunda vez consecutiva a marca que tem mais a cara do Rio de Janeiro, segundo uma pesquisa realizada pelo think tankcRio ESPM, sobre quais as marcas que mais representam o estilo carioca. Na sequência, vêm Matte Leão, a grife de roupas Farm e Biscoito Globo. O estudo, que está em sua segunda edição, foi conduzido pelos pesquisadores do cRio ESPM Eduardo Ariel e Karine Karam, e foi baseado em entrevistas online feitas com 245 cariocas.
A Farm é a principal referência dos cariocas em vestuário feminino, com 40% das citações. Em vestuário masculino, a marca mais citada é foi a Reserva. A maioria dos respondentes, quase 53%, nunca comprou roupa masculina pela internet, porém Nike, Adidas e Reserva, respectivamente, se destacaram de forma positiva por seus sites.
A pesquisa também revela as marcas mais preocupadas com o meio ambiente, na percepção dos cariocas. A primeira colocada foi a Natura, com 24% das citações. Em seguida, aparecem Pantys e Lolla Cosmetics, ambas com 4%. Mas uma parte significativa dos entrevistados — 16% — disseram não reconhecer nenhuma marca vinculada ao atributo de respeito ambiental.
A pandemia apresentou novas marcas para 57% dos cariocas, como a plataforma Zoom, que 16% dos entrevistados passaram a usar e conhecer. Nesse período, algumas marcas viram sua reputação entre os cariocas aumentar significativamente. As cinco marcas mais valorizadas no período são Magalu, iFood, Ambev, Mercado Livre e Itaú. Quando perguntados sobre as mais criativas durante a pandemia, Mercado Livre e Magalu, respectivamente, foram as mais lembradas.
Sobre a ESPM
A ESPM é uma escola de negócios inovadora, referência brasileira no ensino superior nas áreas de Comunicação, Marketing, Consumo, Administração e Economia Criativa. Seus 12 600 alunos dos cursos de graduação e de pós-graduação e mais de 1 100 funcionários estão distribuídos em oito campi – quatro em São Paulo, dois no Rio de Janeiro, um em Porto Alegre e um em Florianópolis. O lifelong learning, aprendizagem ao longo da vida profissional, o ensino de excelência e o foco no mercado são as bases da ESPM.