Moda

A Batalha da Natureza

17 set 2023 • por Nina Kauffmann • 0 Comentários

O Projeto Ilhas do Rio e o Instituto Mar Adentro farão o “Circuito Meio Ambiente – A Batalha da Natureza” na Fundação Cidade das Artes, na Barra da Tijuca. A data escolhida pra única apresentação para o público foi 17 de setembro, dia seguinte do Clean Up the World, enorme evento ambiental do planeta, quando 191 países e milhões de pessoas se mobilizam para realizar a limpeza de diversos espaços públicos, como praças, ruas, parques e praias.

“A Batalha da Natureza” é um projeto lúdico de educação ambiental que aborda o comportamento da sociedade em relação ao descarte dos resíduos sólidos, que por muitas vezes se transformam em lixo e vão parar nos oceanos. O conteúdo de “A Batalha da Natureza” é resultado de pesquisas realizadas nas Ilhas Cagarras (5 km de Ipanema) pela equipe técnica do Instituto Mar Adentro através do Projeto Ilhas do Rio. O arquipélago é um lindo cartão postal carioca que se tornou um Monumento Natural em 2010 e em 2021 entrou para a seleta lista do Ponto de Esperança (Mission Blue).

O grande diferencial do espetáculo é a participação da plateia através de um jogo de perguntas e respostas, e assim é formado um quiz entre o time da Flora e o time da Fauna. Ao final da sessão serão distribuídas revistinhas em quadrinhos da “A Batalha da Natureza” (ver sinopse abaixo). E para completar o passeio, o público tem a incrível chance de ver a ossada de uma baleia jubarte, que faz parte do acervo do Museu Nacional. 

“A renda arrecadada através da venda de ingressos do espetáculo será destinada ao projeto escola, uma atividade itinerante nas escolas públicas do Rio de Janeiro, que acontece desde 2019 e já soma mais de 100 unidades de ensino visitadas. Mais de 40.000 alunos tiveram acesso a ação que propõem cultura, educação e lazer. A conscientização ambiental favorece a mudança de comportamento da sociedade, e a arte é uma excelente ferramenta para contribuir com este avanço.”, conta Lilian de Miranda, idealizadora do projeto.

 O “Circuito Meio Ambiente – A Batalha da Natureza” tem o patrocínio da Prefeitura do Rio, Secretaria Municipal de Cultura, Universidade Estácio, JGP e Turim, além de contar com o apoio da Cidade das Artes.

Sinopse – O Atobá voa por todos os cantos e sabe das questões dos seres que vivem na natureza, seja da flora ou da fauna. Após uma forte tempestade, ele vai ao encontro dos amigos da natureza para ver se estão todos bem, o que não era uma surpresa ver a quantidade de lixo que invadiu a ilha em que mora. Virou uma rotina após as chuvas o lixo ser levado pela correnteza do mar para o local em que vive. Os amigos estão bem chateados e juntos eles pensam numa maneira de ensinar para os humanos o local certo do lixo, afinal, todos se prejudicam com esta questão. Então eles lançam o desafio da Batalha da Natureza, e assim é formado junto com a plateia o time da Flora e o time da Fauna, cada time tem seu capitão (personagens) e o Atobá vira o grande apresentador desta divertida competição. Quem será o grande campeão desta batalha?

Comente Aqui

Posts Anterior
Próximo Post