Decoração

Evento ESG no Hotel Fairmont

12 ago 2023 • por Nina Kauffmann • 0 Comentários

Evento com Luiz Fux, Bela Gil, Djamila Ribeiro e Edu Lyra coloca ESG como essencial para empresas
Especialistas, empreendedores, políticos, advogados, ministro do Supremo Tribunal Federal e representantes da sociedade debateram nesta sexta-feira (11/08) questões sobre o futuro da agenda ESG. O evento ESG e as ações o futuro é uma promoção do 15º Ofício de Notas, que adotou o tema como essencial em suas práticas e tem se proposto a provocar o um debate mais amplo na sociedade.
Na abertura, a atriz e produtora Regina Casé falou sobre a importância da diversidade. De acordo com ela, a necessidade de o mundo do trabalho adotar práticas novas, fazendo a inclusão de grupos que hoje sofrem mais discriminação, como pessoas negras, com deficiência e LGBTQIA+ é urgente e não é uma pauta do futuro, mas sim uma agenda do presente. 
“Uma empresa que tem funcionários 100% homogêneos vai ter sempre as mesmas soluções”, afirmou a atriz que é tem uma filha surda e que defende a diversidade como chave para o enriquecimento dos ambientes pessoais e corporativos.
Para a filósofa e escritora Djamila Ribeiro, uma das principais vozes no combate ao racismo e do feminismo, o Brasil durante muito tempo não abraçou a causa da diversidade étnica.
“Racismo é uma estrutura que nega oportunidades aos negros e índios”, disse Djamila.
Na visão da ativista, o país demorou para criar políticas inclusivas para a população negra. Djamila lembrou ainda que o preconceito racial é imenso, mas ele é ainda mais perverso para as mulheres negras e defendeu uma luta feminista ampla.
Edu Lyra, da Gerando Falcões, defendeu maior engajamento social e lembrou que o trabalho nas comunidades é pelo resgate social e construção de oportunidades mais igualitárias e inclusivas.
“O contrário de pobreza não é a riqueza, mas sim a dignidade. É isso que buscamos”, disse Lyra, que completou que é inadmissível que o mundo siga a produzir tanta pobreza.
O empreendedor social parabenizou Fernanda Leitão, titular do 15º Cartório de Ofício e Notas, pela realização do evento ESG e por estar “construindo pontes”.Fernanda Leitão destacou que o objetivo do evento é trazer o tema para a agenda cotidiana das empresas e instituições.“ESG é uma consciência, uma direção, um novo pacto de humanidade. Queremos ser um cartório diferente, um cartório verde, diverso e inclusivo”, disse a tabeliã. A apresentadora e ativista Bela Gil conta que a sua trajetória na agenda ESG passa pela defesa de uma alimentação saudável, mais sustentável e pelo desenvolvimento da produção orgânica. Para ela, tudo isso faz parte da democratização do acesso à informação.“Comunicação, conhecimento e informação são o primeiro passo para a transformação. Mas ainda há uma ponte gigantesca entre o saber e o fazer”, disse ela.Alfredo Soares, empreendedor e criador do G4 Educação,  disse que a diversidade é obrigatória e essencial para os negócios. Além disso, ele disse que as práticas ESG precisam ser reais e não apenas uma narrativa. 
“ESG tem que ser hábito e pensado desde a concepção de uma ideia. Tem que ser natural e discutido todos os dias”, defendeu Soares. 
Nicola Miccione, secretário chefe da Casa Civil do Governo do Estado do Rio de Janeiro, destacou a importância do saneamento e acesso à água potável para a população nas agendas social e ambiental. Segundo ele, o Rio de Janeiro avançou muito neste sentido a partir da privatização da companhia de saneamento e as mudança já estão em curso.
“Saneamento foi a parte que o Brasil deixou de lado há décadas”, disse.
No encerramento, ministro Luiz Fux destacou iniciativas do judiciário para o cumprimento dos pilares ESG, entre elas maior inclusão de negros e mulheres. O ministro comentou as questões levantadas pelos demais participantes do debate, como a luta antirracista, feminista, da inclusão dos moradores de comunidades.
O evento ESG recebeu o chamado selo neutro, por compensar as emissões de Co². O encontro ESG, que aconteceu no hotel Fairmont, teve a mediação da jornalista e especialista em ESG Giuliana Morrone.–

Fotos Miguel Sá e Vera Donato

Comente Aqui
Posts Anterior
Próximo Post