Arquitetura, Decoração

NÚCLEO CARIOCA DE DECORAÇÃO lança primeiro LIVRO em seus 20 anos

21 jun 2021 • por Nina Kauffmann • 0 Comentários

Núcleo Carioca de Decoração (NCD) reuniu em livro 40 projetos assinados por profissionais de arquitetura e design de interiores do Rio de Janeiro. A obra, batizada como “NCD 40+”, tem como finalidade exaltar, em 164 páginas, a comunidade de designers, arquitetos e decoradores da cidade, compilando projetos de escritórios tradicionais e em evidência, com projeção local e nacional, além de mapear as tendências e delinear o estilo carioca de morar.

O livro faz um recorte dos últimos dez anos de projetos assinados por escritórios sediados na cidade, a maioria de casas e apartamentos localizados no Rio de Janeiro, que se mantêm atemporais. No entanto, foi dado também espaço para ambientes comerciais, mostras de decoração e residências em outras cidades, demonstrando o alcance da arquitetura carioca. A obra reúne nomes como Gisele Taranto, Cadas Abranches, Studio Ro+Ca, a dupla Roberta Moura e Paula Faria, entre muitos outros. 

Um dos pontos fortes da seleção são os ambientes voltados para o convívio em família, o autocuidado e o relaxamento em casa, tópico bastante abordado nos últimos meses em decorrência do isolamento social. No entanto, essa busca por espaços mais acolhedores, que propiciem momentos de descanso, sejam bem iluminados e ventilados, é uma característica já intrínseca à arquitetura carioca. Nos projetos apresentados, vemos uma série de varandas e cozinhas gourmet, poltronas de balanço, salas banhadas por luz natural, confortáveis cantos de leitura, banheiros com função de SPA em casa e muitas plantas – espaços e recursos que representam essa busca pelo bem-estar e pelo contato com a natureza.

+ 40 Escritórios de arquitetura e interiores

A arquiteta Gisele Taranto participa do livro com um apartamento de 550m² de frente para a praia, na Zona Sul, que teve como ponto de partida a integração dos interiores com a vista externa. O clima descontraído e bem carioca, com uma paleta de cores claras e pinceladas de azul remetendo ao mar, foi um pedido dos moradores. “Optamos por projetar um apartamento onde o foco foi proporcionar aos clientes uma ótima experiência de habitar à beira-mar, mas desfrutando do conforto e tecnologia que estão presentes em nossas cidades”, explica Gisele, que adotou no projeto o conceito “praia urbana”.

Segundo a arquiteta, a escolha deste apartamento para o livro foi motivada por esse olhar para o estilo carioca. “É um apartamento que tem a integração com a paisagem, uma seleção de móveis leves, com design, mas que não deixam de lado o conforto. É um espaço onde você tem essa transparência, com cores mais calmas, mas ao mesmo tempo traz o colorido em obras de arte – características que, de certa forma, traduzem nosso jeito (carioca) de viver”, acredita Gisele, que parabeniza a iniciativa do Núcleo. “É muito interessante ter esse material compilado em um livro, neste momento em que não temos mais tantas revistas do segmento no mercado, para que o público possa nos conhecer além das redes sociais. Acredito que isso vai trazer benefícios para todos”, elogia.

Já a dupla Roberta Moura e Paula Faria assina um apartamento no coração de Ipanema, com vista para as copas das árvores. “Trata-se de uma casa prática, alegre e despojadamente sofisticada, pensada para que os moradores possam usa-la integralmente em seu dia a dia, sem demandar muitos cuidados”, explica Roberta. As características típicas da morada carioca não acabam por aí: uma das premissas do projeto era conferir alegria ao apartamento, o que foi feito através do uso das cores, inclusive no mobiliário. As cadeiras de jantar foram estofadas em tecido de linho num tom goiaba e a cor azul predomina nas obras de arte. “A arquitetura carioca tem muita personalidade e um estilo próprio, por isso é maravilhoso esse registro em livro”, comemora. 

A seleção de projetos contempla ainda o trabalho de renomados fotógrafos de arquitetura da cidade, como Denilson Machado e Juliano Colodeti, do MCA Estúdio, André Nazareth, entre outros, que já tiveram suas fotografias publicadas em alguns dos veículos mais importantes do país. 

O primeiro de vários

De acordo com Rodrigo Perroni, diretor do Núcleo Carioca de Decoração, “o lançamento do livro NCD 40+ visa não apenas destacar o trabalho dos profissionais mais atuantes do mercado carioca, como também ser um registro temporal do segmento casa”, explica o empresário, à frente da Velha Bahia, uma das marcas associadas ao NCD. Segundo Perroni, esta é a primeira publicação de um projeto com ambições periódicas. “Pretendemos lançar edições anuais, fazendo um recorte das tendências do morar e do lifestyle carioca através dos projetos mais representativos de nossos arquitetos, decoradores e designers de interiores”, revela.

Marcas/lojas associadas ao Núcleo Carioca de Decoração:

Ambient Air; Ângulo Iluminação; ArteVideo; Avanti Tapetes; Casa Julio; Cortinaria; Delmak; Ekko; Florense CasaShopping; Florense Ipanema; Guilha; Interpam Iluminação; Italian Leather; Lacca; Lumini; Mac; Marmi Graniti; Novo Ambiente; Orlean; Ornare; Portobello Shop; Roma Mobili; Sá Martins; Santa Mônica; Uniflex Ipanema; Unlimited Pool; Velha Bahia; Way Design.

Profissionais participantes do livro:

Adriana Sadala e Maria Eduarda Gomide; Alexandre Lobo e Fábio Cardoso; Ana Luiza Jardim e Tina Pessoa de Queiroz; Alexandre Gedeon e Hugo Schwartz (AF Arquitetura); Ana Lúcia Jucá; Andre Piva Arquitetura; Andrea Eiras, Aurora Grei e Carla Napolião; Babi Teixeira; Belo Lobo, Bobo Neri e Mariana Travassos; Bernardes Arquitetura; Bernardo Schor e Rogério Antunes; Bianca da Hora; Bruno Carvalho e Camila Avelar; Cadas Abranches; Carlos Carvalho, Rodrigo Béze e Caio Carvalho (Studio Ro+Ca); Claudia Pimenta e Patrícia Franco; Cristina Bezamat e Laura Bezamat; Cynthia Pedrosa e Raphael Pedrosa; Erick Figueira de Mello; Carolina Escada e Patricia Landau (Escala Arquitetura RJ); Gabriela Eloy e Carolina Freitas (Studio Eloy e Freitas); Gisele Taranto; Jacira Pinheiro; Jacqueline Santos; Jairo Sender; Joy Garrido; Guilherme Leuzinger Milanez e Henrique Price Grechi (Leblon Arquitetura); Leila Dionizios; Lia Carvalho, Hugo Ferreira de Mello e Letícia Blanc (Cor & Textura Design); Luiz Marinho e Bruno Marinho; Patricia Carvalho (Mapa Arquitetura + Design); Mauricio Nóbrega; Miguel Pinto Guimarães; Patrícia Netto; Paola Ribeiro; Paula Medina Johnsson; Paula Neder; Roberta Moura e Paula Faria; Roberta Nicolau; Paloma Yamagata (Yamagata Arquitetura) + Aldi Flosi e Bruno Rangel.

Fotógrafos:

MCA Estúdio (Denilson Machado e Juliano Colodeti); André Nazareth; Fábio Fernandez; Leonardo Finotti; Ari Kaye; Patricia Thompson.

SOBRE O NCD

Fundado há 20 anos, o Núcleo Carioca de Decoração reúne 28 empresas com mais de 120 showrooms na cidade do Rio de Janeiro, nos mais diversos segmentos de escritório, casa, reforma e decoração. Sua missão é estimular o mercado local e estabelecer uma rede de apoio à comunidade de arquitetos, designers de interiores e decoradores, tornando-se referência nesse universo e exaltando a arquitetura e o estilo carioca de morar.

Comente Aqui

Posts Anterior
Próximo Post