O pianista Leonardo Hilsdorf arrebatou o público na noite de quinta-feira (18) com um concerto histórico, emoldurado pela paisagem exuberante do Instituto Brendo Barbosa, no Jardim Botânico (RJ).
O concerto, que integra a série Saraus Clássicos Cariocas, teve lotação esgotada pelo público. Hilsdorf conseguiu, com um repertório amplo e variado – Villa-Lobos, Chopin, Brahms e Stravinsky, cumprir a proposta de elevar e transformar os ouvintes através da arte.
Promovido pela Confraria Nota Azul em Clave de Sol e o Instituto Brando Barbosa, o concerto, que teve curadoria de Marcelo Esteves e Rômulo Pizzolante, reverteu todos os seus recursos arrecadados para o projeto Concerto Didáticos -Etnomusicologia nas Escolas.
Desenvolvido pela Associação Mineira de Cultura e Educação Patrimonial (ANCEP) de Lavras (MG), em parceria com Confraria Nota Azul em Clave de Sol, ele consiste em “adotar” uma escola e fazer oficinas para estudantes e professores, músicos e não músicos. A finalidade é capacitar agentes culturais para introdução de temáticas da cultura popular no ensino formal.
Hilsdorf, que é um dos principais expoentes da nova geração de pianistas brasileiros, realizou o concerto, cuja co-produção foi assinada pelo Maestro Ewerton de Brito (AMCEP) e instituto Pro Bono Brasil (Daniel Gill), após chegar de uma turnê na China.
Bacharel em Piano na Universidade de São Paulo, o pianista concluiu seu mestrado em Performance no New England Conservatory de Boston.
Ele já se apresentou com a Orquestra Filarmônica da Radio France, Orquestra Royal de Wallonie, Sinfônica de Yucatán e, no Brasil, junto a OSESP, Orquestra Sinfônica Brasileira e Filarmônica de Minas Gerais.
Fotos Miguel Sá