Cultura

Mostra de Cinema Favela Criativa exibe seis curtas de jovens da periferia

19 jun 2019 • por Nina Kauffmann • 0 Comentários

Evento no Odeon Net-Claro, na terça-feira (25/06), será apresentado pelos atores Leandro Firmino e Gabriela Loran

O compromisso de gerar visibilidade para as produções culturais de jovens de comunidades, um dos objetivos do Programa Favela Criativa, da Assessoria de Cultura e Sociedade da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, começa a ser saldado na próxima terça-feira (25/06): nessa data serão apresentados, no Cine Odeon Net-Claro, seis curtas contemplados por editais de chamadas públicas.

Os selecionados tiveram total autonomia para a realização de suas obras, cuja temática abrange desde gêneros musicais como o hip hop e o funk até narrativas de moradores de rua, questões indígenas e religiosas.Além da exibição na estreia, mais 14 filmes ficarão em cartaz em outras cidades do estado, no circuito alternativo de salas, centros culturais e cineclubes, com circulação nas 10 regiões do Rio de Janeiro, durante o mês de julho.

“Como Secretário de Estado de Cultura e Economia Criativa fico feliz em poder levar a público essa vibrante manifestação audiovisual, possibilitando, de forma democrática, o debate sobre a cinematografia das periferias para além da capital do estado”, destaca Ruan Lira.

A noite festiva, com entrada aberta ao público, terá como apresentadores os atores Leandro Firmino, o Zé Pequeno do filme “Cidade de Deus”, e a atriz Gabriela Loran, a personagem Priscila de “Malhação”.

Um dos filmes que serão exibidos, “Esperando o sábado”, já adquiriu voo próprio. O documentário sobre três amigas negras que encontram no baile funk  a válvula de escape para um cotidiano estressante garantiu à Érica Sansil os prêmios de Melhor Direção no 25º Festival de Cinema de Vitória e no 1º Festival Mimoso de Cinema.

 

Comente Aqui

Posts Anterior
Próximo Post