Cultura

Inhotim em Cena apresenta performance musical da cantora Xenia França

07 set 2021 • por Nina Kauffmann • 0 Comentários

A cantora e compositora baiana Xenia França traz uma performance musical inédita para o Inhotim em Cena – programação que conta com apoio do Instituto Cultural Vale. O repertório embalado por jazz, música eletrônica, ritmos cubanos e afro brasileiros e gravado entre as Patas de Elefante, um dos elementos mais fortes do jardim do Inhotim, estreia neste sábado, 11 de setembro, a partir das 11h no site e mídias sociais do Inhotim: Instagram (@ inhotim), Facebook (/inhotim) e no canal do instituto no YouTube (/ InstitutoInhotim). 

“O Inhotim em Cena é a intersecção entre música, arte contemporânea, botânica e arquitetura”, explica Antonio Grassidiretor-presidente do Instituto Inhotim. “Trazemos ao público perspectivas descentralizadas sobre os territórios do Instituto, sempre com performances musicais em diferentes espaços que dialogam com a proposta dos artistas. E é o que público poderá ver com Xenia França em meio à potência e exuberância das Patas de Elefante”, completa. 

Entre os destaques do repertório, está a música Pra que me chamas?, do álbum XENIA (2017), disco com produção musical de Lourenço Rebetez e Pipo Pegoraro, e coprodução da própria artista. A música e o álbum, inclusive, renderam à Xenia a indicação ao Latin Awards Grammy em duas categorias. 

“A arte me emociona de todas as formas possíveis. Estar no Inhotim é como estar em outra dimensão, uma outra atmosfera. E vejo na natureza a capacidade de criar com tanta facilidade coisas simples e complexas”, diz a cantora. 

Xenia França está inserida em um cenário artístico de reverência e valorização da cultura afro-brasileira. Foi por meio de sua música que a artista construiu pontes para além dela. À convite do Ministério de Relações Exteriores da Alemanha, ela participou da criação da rede UNIDAS – uma iniciativa para aproximar mulheres da Alemanha, Caribe e América Latina. 

O Inhotim em Cena 2021 tem sido uma importante ferramenta de fomento da produção de artistas durante a pandemia. Já passaram pela programação nomes emblemáticos da música brasileira como Arnaldo Antunes, Otto e Pedro Luís – todos os shows estão disponíveis no canal do Inhotim no YouTube. 

Inhotim em Cena com Xenia França | foto de Brendon Campos

Comente Aqui
Posts Anterior
Próximo Post