Cultura

“Bloom :os jardins luminosos de Frederico Azevedo”

01 out 2019 • por Nina Kauffmann • 0 Comentários

O gaúcho de Porto Alegre, Frederico Azevedo é um dos paisagistas mais prestigiados dos Estados Unidos com projetos que levam a sua assinatura nos jardins das mais luxuosas mansões do balneário de Hamptons, litoral de Nova York, onde os multimilionários americanos constroem suas mansões.
Frederico Azevedo estará em outubro lançando seu livro no Brasil em um book signing nas cidades de Porto Alegre, São Paulo e Rio de Janeiro.
A data de lançamento no Rio de Janeiro é dia 16 de outubro na loja Pat Bo, no Shopping Village Mall, das 17 h. às 20 h., para uma sessão de autógrafos com a presença do autor, para um público que valoriza arte, beleza e preocupação com o meio ambiente.
Para comemorar os seus 26 anos de trabalho, lançou seu primeiro livro, “Bloom: os jardins luminosos de Frederico Azevedo”, na tentativa de empolgar as pessoas com o paisagismo, a cor e a sustentabilidade.
As imagens dos jardins criados em Hampton mostram paisagens repletas de cores e texturas,
Lançado no dia 22 de junho de 2019 nos Hamptons, com enorme sucesso, já virou referência para quem trabalha neste segmento e atualmente é um dos mais vendidos no site Amazon e destaque na revista AD France.
Ele começou a elaborar o livro, no ano do 25º aniversário do Unlimited Earth Care, para discutir o design de jardins como uma forma de arte.
O livro registra alguns dos seus melhores projetos, com imagens que lembram as pinturas impressionistas dos jardins de Monet.

BIOGRAFIA FREDERICO AZEVEDO
Frederico Azevedo é reconhecido por premiações de relevo no meio (uma delas entregue pessoalmente por Martha Stewart) e tem clientes famosos, como o fotógrafo Bert Stern (retratista de Marilyn Monroe), a comediante Joy Behar e até o craque Pelé, entre outras celebridades.
Com formação internacional – possui diploma de Oxford, na Inglaterra, onde estudou com o respeitado paisagista Robin Williams –, Frederico diz que sua maior inspiração vem de dois grandes nomes do paisagismo brasileiro: Lota Macedo Soares e Roberto Burle Marx.
Preocupado com a sustentabilidade desde antes de o termo virar moda, é o fundador da Unlimited Earth Care, Inc., com projetos onde são utilizadas plantas e flores sustentáveis, nativas ou bem adaptadas e gradualmente constrói uma atmosfera a partir daí.
Com estilo claro e definido, seus jardins iniciam com uma análise cuidadosa do terreno, onde costuma formar longos canteiros com muitos exemplares das mesmas espécies de flores, plantas,
arbustos e árvores, usando uma repetição básica de cores e texturas, com variações de alturas e formas, resultando em um paisagismo simples e harmônico.
Conforme o autor, um jardim tem uma narrativa, e é importante espaçar os pontos da trama e fornecer diferentes humores.
Seus projetos utilizam as flores como pontos de luz, usando tons gradualmente difusos e brilhantes para criar uma impressão do natural, porém alinhada com a visão de um designer.
O Hamptons, onde o autor vive, é um lugar incrível e com uma gama ampla de ambientes para criar: a costa, a floresta, as terras agrícolas – paisagens bonitas e sensíveis e que mudam a cada estação.
O livro “Bloom: os jardins luminosos de Frederico Azevedo” é um lançamento da conceituada editora Pointed Leaf Press, especializada em livros de alta qualidade sobre as principais personalidades de design, arte, moda e fotografia.
Entre os títulos da editora destaque para “Monsieur Dior: once upon a time”, “Drawing fashion” – com apresentação de Yves Saint Laurent, sobre o trabalho de Kenneth Paul Block, um dos mais influentes ilustradores de moda do século Vinte e a biografia “Eleanor Lambert: still here”, escrito por John A. Tiffany, com a história de Eleonor Lambert, responsável pela difusão da moda americana para o mundo.
PAT BO
A loja Pat Bo, no Shopping Village Mall, no Rio de Janeiro, é o local escolhido para o lançamento do livro “Boom, the Luminous Gardens of Frederico Azevedo” porque ambos traduzem a beleza das flores no desenvolvimento dos seus trabalhos.

Comente Aqui

Posts Anterior
Próximo Post