Cultura

Ballet ‘Coppélia’ no Theatro Municipal do RJ – setembro e outubro de 2019

09 set 2019 • por Nina Kauffmann • 0 Comentários

O espetáculo ‘Coppélia’ retorna aos palcos da casa dia 28 de setembro. A obra, com música composta por Léo Delibes, terá sua ‘rentrée’ em grande estilo. Um dos poucos ballets na linha cômico-sentimental, ‘Coppélia’, que estreou em 1870, na Ópera de Paris, continua cativando o público com sua história baseada no conto “Der Sandmann” – O Homem de Areia – de E.T.A. Hoffman.

Em três belos atos, conta a atração súbita de Franz, noivo de Swanilda, uma bela jovem de uma aldeia da Cracóvia, por outra moça que é vista frequentemente na varanda da casa do Dr. Coppelius, um extravagante artesão de brinquedos, com fama de bruxo.

Uma curiosidade sobre ‘Coppélia’ é que foi o primeiro grande balé clássico a incluir danças folclóricas, como mazurcas, polcas e czardas, dando mais realismo à obra, ambientada na Polônia. Sua atmosfera fantástica introduziu no mundo do ballet os autômatos e bonecas, que depois se tornaram personagens comuns em outras obras, como o fantoche que dá título ao famoso ballet Petrushka, de 1911.

Com mise-en-scène de Dalal Achcar, a montagem terá coreografia do cubano Enrique Martinez, criada em 1968 para o American Ballet Theater e encenada pelas maiores companhias do mundo desde então. O Ballet do Theatro Municipal, dirigido por Cecília Kerche, se apresentará com a Orquestra Sinfônica do TM, regida pelo maestro Tobias Volkman

Swanilda: Claudia Mota e Renata Tubarão 

Franz: Cícero Gomes, Filipe Moreira e Alef Albert 

Cenários e figurinos: José Varona

Serviço:

Datas e horários:

Estreia dia 28/09 às 17h00

Récitas:

29/0905/10 e 06/10 – 17h00 

01/1002/10 e 04/10 às 19h00 

Comente Aqui

Posts Anterior
Próximo Post