Cultura, Novidades

ArtRio apresenta as primeiras galerias selecionadas para 2020

09 set 2020 • por Nina Kauffmann • 0 Comentários

A ArtRio apresenta as primeiras galerias confirmadas para participar da feira presencial, que acontecerá na Marina da Glória, e também da feira virtual, dentro da plataforma online da ArtRio.com, entre os dias 14 e 18 de outubro

Chegando a sua 10ª edição, a ArtRio reforça seu compromisso com o mercado da arte ao definir a realização do evento com uma dupla experiência. Na Marina da Glória, a ArtRio vai ocupar o pavilhão principal seguindo todos os protocolos de segurança indicados pelos órgãos competentes, incluindo a exigência do uso de máscara, a disponibilização de álcool gel e o distanciamento social. 

O número de visitantes também será limitado, com indicação de horário de entrada e tempo de permanência. 

ArtRio 2020 
• Almacén Thebaldi Galeria – Rio de Janeiro 
• Almeida & Dale Galeria de Arte – São Paulo 
• Bergamin & Gomide – São Paulo 
• Bianca Boeckel – São Paulo 
• Bordallo – Portugal 
• Carcará – São Paulo 
• Cassia Bomeny Galeria – Rio de Janeiro 
• Contínua – San Gimignano (Itália) 
• Dan Galeria – São Paulo 
• Fortes D’Aloia & Gabriel – São Paulo / Rio de Janeiro 
• Galeria de Arte Ipanema – Rio de Janeiro 
• Galeria Clima – Brasília 
• Galeria Inox – Rio de Janeiro 
• Galeria Karla Osorio – Brasília 
• Galeria Mapa – São Paulo 
• Galeria Movimento – Rio de Janeiro 
• Galeria Millan – São Paulo 
• Galeria Nara Roesler – São Paulo / Rio de Janeiro / Nova York 
• Paulo Kuczynski Escritório de Arte – São Paulo 
• Pinakotheke – Rio de Janeiro / São Paulo / Fortaleza 
• Gustavo Rebello Arte – Rio de Janeiro 
• Janaína Torres Galeria – São Paulo 
• Marcia Barrozo do Amaral Galeria de Arte – Rio de Janeiro 
• Matias Brotas Arte Contemporânea – Vitória 
• Quadra Escritório de Arte Contemporânea – Rio de Janeiro 
• Silvia Cintra + Box 4 – Rio de Janeiro 
• Simões de Assis Galeria de Arte – Curitiba 
• Vermelho – São Paulo 
• Verve – São Paulo 
• Zipper Galeria – São Paulo 

Está também confirmada a participação da Sauer Joias. 

A editora Paisagem / Taschen terá um estande com seus principais títulos de Arte. 

Casa ArtRio 
Uma novidade de 2020 é a inauguração da Casa ArtRio, no bairro do Jardim Botânico. Nesse espaço, que será permanente com agenda ao longo de todo o ano, serão realizadas palestras, debates, conversas com artistas e curadores, além de exposições especiais. A Casa ArtRio também irá abrigar o MIRA, programa de vídeo arte que acontece na semana da feira com curadoria de Victor Gorgulho. 

Dando continuidade ao trabalho de acessibilidade a arte desenvolvido ao longo dos últimos 10 anos, a ArtRio vai levar para a plataforma digital toda programação realizada na Casa ArtRio. 

ArtRio Online 
A ArtRio foi a primeira feira de arte do mundo a lançar, ainda em 2018, um marketplace para venda online. Neste ano, está sendo desenvolvida uma plataforma que irá permitir a sensação de visitação da feira e das galerias presentes, incluindo diversos detalhes sobre as obras, artistas e histórico. Um chat vai permitir a conversa direta com os galeristas, além de canais para a comunicação por vídeo, facilitando a visualização de detalhes das obras e negociações. A edição virtual contará ainda com intensa programação de eventos, como palestras, mesas redondas, performances e visitas guiadas. 

De acordo com o relatório “The Art Market 2020 – Art Basel and UBS”, o mercado de arte e de antiguidades online alcançou em 2019 o total de US 5,9 bilhões. Esse montando representa 9% do valor das vendas no mercado de arte global por valor. Entre as vendas on-line em 2019, 57% foram realizadas para novos compradores. Enquanto a maior parte das transações online das galerias (77%) conectam compradores e vendedores com mais de 1.000 km de distância, cerca de 18% estavam dentro de um raio de 500 km, incluindo 11% dos compradores a menos de 50 quilômetros de distância. 

Os colecionadores Millenials (em geral nascidos entre 1979 e 1995) foram os usuários mais regulares dos canais online, com 92% comprando neste modelo. 36% desses millenials que compraram online pagaram mais de US$ 50,000 por uma obra de arte, incluindo 9% que gastaram mais de US$ 1 milhão. 

Sobre a ArtRio
Mais do que uma feira de arte de reconhecimento internacional, a ArtRio é uma plataforma com um calendário ativo ao logo de todo o ano, realizando diferentes programas sempre com o intuito de aproximar artistas e galerias de seu público, estimular o conhecimento e valorizar a produção de novos artistas, incentivar a criação de novo público para a arte e disseminar o conhecimento da arte em projetos de acessibilidade e educação. 

Desde o início do distanciamento social, a ArtRio vem realizando de forma digital, em suas redes sociais e na ArtRio.com, conversas com artistas e curadores, mostras de vídeo arte, convocatórias de fotografia, além da atualização da agenda de mostras exposições das principais galerias e instituições culturais do Brasil e do mundo.

Comente Aqui

Posts Anterior
Próximo Post