Cultura

A Biblioteca Estação Leitura reabre com ações culturais

15 set 2019 • por Nina Kauffmann • 0 Comentários

A Biblioteca Estação Leitura, situada dentro da estação Central do MetrôRio, reabriu as portas em 2019 em agosto, mais especificamente no dia 12, com eventos mensais dedicados à arte e à literatura, além dos atendimentos para o empréstimo de livros, que acontece as segundas, terças, quintas e sextas, das 14h às 20h. Neste espaço popular, o livro é um agente social que se propõe ser um instrumento fomentador do pensamento crítico, diante de questionamentos que fazem parte do cotidiano. Através da leitura, é possível vislumbrar novos horizontes e refletir sobre diversos pontos de vista.
Com resultados relevantes, a Biblioteca Estação Leitura completou cinco anos de funcionamento em fevereiro deste ano. Durante este período, foram realizados 30.253 empréstimos de obras do acervo, fidelizados 5.478 leitores e catalogados 4.571 livros. Além disso, foram promovidos 111 eventos literários que disponibilizaram 2.212 livros gratuitamente para o público.
Neste mês de agosto, as atividades voltam com força total. O espaço foi reaberto com uma vitrine temática em homenagem ao dia do filósofo, expondo as obras do acervo pertencentes a esta área do conhecimento. No dia 29 de agosto, acontece a ação “Troca-troca de livros”.
No dia 13 de setembro, será realizado o primeiro dia de evento da edição 2019 do projeto Estação Leitura com uma série de ações culturais que celebram a literatura. O evento Coletivo Poesia, a partir das 19h30, fará uma homenagem ao poeta Mano Melo e contará com a presença de convidados como Adriano Espínola e Ronaldo Santos, personalidades do universo da poesia. O encontro literário será comandado pelo jornalista e poeta Claufe Rodrigues e mistura bate-papo com recitais que encantarão o público que passar pela Estação Central do MetrôRio. O escritor e produtor cultural Ecio Salles, criador da FLUP – Festa Literária das Periferias, falecido em julho, parceiro na primeira edição do Coletivo Poesia e também será lembrado pelos poetas que participaram do evento que aconteceu em julho de 2015.
Após o bate-papo e as declamações de poesias, será inaugurada a exposição “Vozes do Cordel” na Galeria Arte e Literatura anexa à biblioteca. A mostra reunirá fragmentos de versos do cordelista Edmilson Santini, ao lado de reproduções de xilogravuras do artista Ciro Fernandes, compondo um poético mosaico de palavras e imagens. Em seguida, os autores vão autografar suas obras, que serão distribuídas ao público através de senhas retiradas na biblioteca duas semanas antes do evento. Neste dia, haverá ainda o “Troca-troca de livros”, assim como no dia 26/09.
Para outubro, está programado, no dia 11, às 19h30, o evento Encontro com Territórios com a escritora Marina Colasanti, que apresentará o livro “Minha guerra

Fotos Marco Rodrigues

Ana Maria Santeiro , Claufe Rodrigues e Cristina Oldemburg
Ronaldo Santos , Mano Melo ,Adriano Espínola e Claufe Rodrigues
Edmilson Santini
Comente Aqui
Posts Anterior
Próximo Post