O início da noite do último sábado fez jus ao título da exposição que inaugurou a FEMALUMA Rio, no Horto [Jardim Botânico]: “Entre”. E uma multidão adentrou o caçula dos espaços de arte cariocas. E não parava de chegar gente: artistas, curadores, amigos e familiares do galerista e curiosos, entre os quais não havia nenhum penetra clássico da cidade. Desta vez não fizeram falta.
A mostra inaugural tem trabalhos de 17 artistas brasileiros e estrangeiros, do elenco da galeria FEMALUMA de Cascais, onde nasceu a marca. São eles Suzana Queiroga, Marcelo Lamarca, , Frida Baranek, Ana Coutinho e Rebeca Sellitti [Brasil], Joana Tubal [Portugal], SeonGhiBahk [Coreia do Sul] e Famak Magassa [Mali],Amilcar de Castro, Rubem Valentim, Cícero Dias, Abraham Palatnik, Antonio Bandeira, Wanda Pimentel, Vieira da Silva, Glauco Rodrigues e Genaro de Carvalho.
O galerista Pedro Nazar [Rio de Janeiro, 1987–], que assina a seleção de artistas e obras, explica seu título:
– “Entre” remete a entrar em nossa casa, entre continentes, entre culturas e entre gerações, entre o moderno e o agora.
O nome da galeria é um anagrama, a partir da primeira sílaba do nome dos quatro filhos dos sócios, porque a ideia é que eles herdem e levem adiante este projeto.
Nazar se formou em Administração, cursou Psicologia e fez um MBA em Negócios no MIT [EUA]. Ele nasceu numa casa cheia de arte, um de seus melhores amigos é filho de marchand, com quem frequentava leilões, ateliês e feiras de arte na juventude. Aos 21 anos, passou a investir suas economias em obras de arte. Em 2019, a namorada, hoje esposa, engravidou, decidiu vender a empresa que tinha e mudou para Portugal para seguir seu sonho. Em 2024, abriu a primeira galeria em Cascais.
A exposição “Entre” está aberta ao público, até 01 de setembro, de terça a sexta, das 11 às 18h, e sábado, 12 às 15h. Entrada franca.


















