Novidades

Novo Livro, O Cérebro e a Moda revela como a neurociência está ligada ao consumo

08 fev 2021 • por Nina Kauffmann • 0 Comentários

A escolha da roupa vai além da simples vontade de usar uma determinada peça, pois o vestuário é capaz de expressar estilo, personalidade, humor e muito mais. Mas esse processo de seleção da roupa pode sofrer uma influência direta das imagens vistas em filmes, editoriais de moda e campanhas publicitárias, por exemplo. Para explicar como a neuroestética age nessas situações, Nathalia Anjos lança o livro O Cérebro e a Moda . 

Novidade da Editora Senac São Paulo, a obra apresenta como a moda e seus paradigmas podem impactar emocionalmente as pessoas. A autora investiga os modelos mentais a que estamos condicionados e os mecanismos cerebrais de recepção e interpretação das imagens a que somos expostos, propondo uma análise mais consciente daquilo que consumimos – roupa e informação -, a fim de separar o real do ilusório. Nesse sentido, também analisa possibilidades de disrupção dessa estrutura e as contribuições da arte e da tecnologia para o universo da moda. 

O livro passa por uma série de questões muito atuais, procurando dar pistas sobre a formação e a propagação de gostos e desgostos em um mundo de influenciadores cada vez mais controlados pela programação de algoritmos e seletores de conteúdo. 

A sociedade é imagética e utiliza a moda como mídia. “Quando discutimos os comportamentos na moda, estamos falando de imagens. É por meio das imagens que a moda dissemina, valida ou promove comportamentos. Na formação dessas imagens entra um elemento surpresa, que é o entretenimento, e você com certeza vai entender o que digo, se pensar nas redes sociais”, instiga a autora. 

Com o lançamento desta obra, a Editora Senac São Paulo quer colaborar para que os leitores possam fazer escolhas de consumo mais conscientes, compreendendo o universo da moda com um olhar mais atento e menos dependente de fatores externos. 

Comente Aqui
Posts Anterior
Próximo Post