Hora de mudanças na L’Oréal. Após a gigante global dos cosméticos (29,87 bilhões de euros em vendas em 2019) ter recentemente confirmado que Nicolas Hieronimus será o sucessor do emblemático líder Jean-Paul Agon, o grupo anunciou no dia 4 de novembro que está redesenhando o seu mapa mundial.
Efetivamente, as zonas de atividade do grupo estão sendo revistas e novos dirigentes passam a comandar estas grandes regiões. E a direção do grupo decidiu criar um novo cargo de chief global growth officer (diretor de crescimento global, em português) para coordenar e supervisionar as operações em todo o globo. Essa função foi confiada a Frédéric Roze, que é atualmente presidente da zona das Américas e membro do comitê executivo do grupo.
Após a saída do presidente para a região da Ásia, Jochen Zaumseil, que irá se aposentar no final do ano, o grupo explica que pretende “dar mais coerência a cada região, em particular em termos de comportamento do consumidor e maturidade do mercado, para criar condições para uma transformação transversal da organização e maximizar o crescimento”.
Quais são então as mudanças? A região da Ásia do Norte é confiada a Fabrice Megarbane, atual diretor-geral da L’Oréal China, e reunirá a China continental, Hong Kong, Taiwan, Japão e Coreia do Sul.
Vismay Sharma, no grupo desde 1994, assume o comando de uma nova e enorme zona, batizada como SAPMENA e composta pelo Sul da Ásia, o Pacífico, o Médio Oriente e Norte de África. Nos últimos anos, foi diretor-geral da L’Oréal Reino Unido e Irlanda.
Por fim, Burkhard Pieroth assume o comando da nova região da África Subsaariana. No grupo há três anos, ao qual chegou oriundo da Procter & Gamble, Pieroth atuou como diretor-geral de mercados emergentes para a divisão de produtos de consumo desde 2018.
Em um comunicado, Jean-Paul Agondeclarou: “Antes de mais, gostaria de saudar o notável percurso de Jochen Zaumseil durante a sua carreira de 37 anos na L’Oréal, em particular o tremendo trabalho que realizou durante à frente da Zona APAC, que cresceu 70% nos últimos quatro anos. Agradeço-lhe calorosamente e desejo-lhe o melhor nesta nova fase da sua vida. Esta nova organização irá permitir-nos responder ainda melhor à diversidade dos nossos consumidores e às suas expectativas, disponibilizando-lhes produtos e serviços adaptados às suas realidades locais, onde quer que se encontrem.”
Esta nova organização deverá, segundo o grupo, ser progressivamente implementada até ao início de 2021.