A Maison Margiela estreou uma nova loja na rua comercial mais movimentada de Paris, a avenida Montaigne, concebida para refletir a linguagem visual estabelecida na maison pelo diretor criativo John Galliano.
Enquanto isso, Martin Margiela – o designer de moda belga, fundador da marca – também tem estado ocupado, juntamente com a Lafayette Anticipations (a fundação da Galeries Lafayette e o principal espaço de arte contemporânea no Marais), e anunciou na segunda-feira (14) planos para uma próxima e estimulante exposição de novos conceitos desenvolvida pelo próprio Martin Margiela. A iniciativa ressalta a longevidade e amplitude do interesse por Margiela, considerado o designer conceitual mais importante da moda.
“Desde os anos 80, a sua abordagem mudou profundamente o mundo da moda. De fato, ele nunca deixou de ampliar as possibilidades existentes através de desfiles, materiais e silhuetas que se tornaram revoluções conceituais e estéticas. A exposição apresentada na Lafayette Anticipations, concebida como uma obra de arte plena, continua sendo a obsessão de Martin Margiela pela transformação”, explicou a Lafayette Anticipations em um comunicado.
A exposição de Martin Margiela será inaugurada em 15 de abril e decorrerá até 25 de julho na Lafayette Anticipations, um centro cultural de vanguarda criado pelo grupo de lojas de departamento Galeries Lafayette. O objetivo é que ela “reúna uma vasta coleção de obras inéditas, produzidas na sua maioria no local, nas oficinas da Fundação, sobre temas que sempre despertaram o artista: a passagem do tempo; o desaparecimento; o acaso; o mistério; a aura”.
Do outro lado de Paris, a nova loja da maisonde moda foi desenvolvida pela arquiteta holandesa Anne Holtrop que fundou o Studio Anne Holtrop, e introduziu no conjunto gesso acartonado do desfile da coleção de outono-inverno 2018 da Artisanal, a linha de alta-costura da Maison Margiela.
De acordo com as representações de desconstrução no cerne dos desenhos de Galliano, a superfície das paredes de gesso foram feitas manualmente uma a uma; enquanto as formas familiares se inclinam e curvam, brincando com ideias do vestir à pressa, nativas do vocabulário da Maison Margiela.
Com um acabamento na tonalidade natural do gesso, as estruturas refletem esse branco mate tantas vezes associado a Martin Margiela e às botas pintadas de branco com a assinatura do fundador.
O espaço é composto por uma mistura de estantes de mármore travertino manchadas, mesas de exposição e bancos esculpidos; pormenores óticos brancos com resina epoxy; salas de prova de alto brilho verde-escuro e armários com verniz japonês. A loja conceitual de 250 metros quadrados foi inaugurada no sábado (12), e está localizada ao lado das boutiques da Dior, Chanel e Armani.
Esta loja traduz uma das quatro inaugurações com o novo conceito que inclui a de Bruton Street em Londres aberta recentemente; a de Osaka em novembro e a do shopping Réel Mall em Xangai no próximo fim de semana. Subjacente ao objetivo do proprietário da marca, Renzo Rosso, de crescer rapidamente o seu negócio de varejo, neste trimestre o número de boutiques autônomas da Maison Margiela em todo o mundo aumentou para 22.