Yayoi Kusama, de 89 anos, ficou conhecida mundialmente como um dos expoentes da arte contemportânea por meio das suas obras com bolinhas multicoloridas, seu quarto infinito de espelhos e sua colaboração com a Louis Vuitton. Mas pouca gente sabe os bastidores do sucesso da artista, que já enfrentou o sexismo e o preconceito em seu meio de trabalho. É isso que o novo documentário em torno da japonesa, Infinity, mostra, costruindo uma narrativa em torno do processo criativo de Yayoi.
O filme, que tem lançamento previsto para o começo de setembro no hemisfério norte, mostra a trajetória de Kusama nos anos 50 e 60, quando lutou a favor do maior espaço das mulheres na arte – até então um segmento onde os homens prevaleciam. Além disso, o longa também resgata a relação da artista com sua mentora, Georgia O’Keeffe. Confira mais no trailer:
Além do lançamento do documentário, o trabalho de Yayoi Kusama também pode ser visto de perto em uma mostra que desembarca em Londres no dia 3.10, no museu Victoria Miro. A exposição fica em cartaz para os britânicos até dezembro.
18 ago 2018 • por Nina Kauffmann • 0 Comentários