Semana da Moda de Paris – Quando algumas pessoas começaram a achar a obsessão recente de Pierpaolo Piccioli por volumes um pouco previsível e cansativa, o designer surpreendeu com uma coleção mágica com um romantismo sombrio, marcando uma sutil mudança de rumo na Valentino.
A primeira fila do desfile da Valentino foi possivelmente a mais glamourosa do dia, com dezenas de clientes elegantes vestidas com roupas floridas em tons ácidos, ultra-glam. A elegância feminina em seu melhor. O desfile, por outro lado, foi uma mistura de estilo punk sofisticado com a grandeza de uma estrela de cinema.
“Sem categorias. Não me refiro à transgressão de gêneros, mas indivíduos independentes e que usam o que querem. No meu look de abertura, apresentei um casaco masculino muito parecido como o com o que abriu o desfile de moda masculina, mas desta vez usado por uma mulher”, explicou Piccioli nos bastidores do espaço feito sob medida por Valentino, a oeste do túmulo de Napoleão.
A trilha sonora marcou o clima, com um quinteto de cordas tocando músicas de filmes e Billie Eilish com um remix emocional de “All The Good Girls Go To Hell”.
Em uma casa onde a cor característica é o vermelho pecaminoso, as primeiras 20 propostas foram quase todas em preto. Novamente, como na mais recente coleção de roupas masculinas da marca, os casacos de seda e as elegantes capas de couro foram finalizados com imagens de flores e caules, todos em tons inesperados, de prata pálida à vermelho desbotados.
Tudo, exceto alguns vestidos de tapete vermelho, foi combinado com botas: militares tipo da OTAN, de rock, ou tipo Chelsea com sola de plataforma. Até casacos vermelhos de cashmere e vestidos vermelhos plissados dignos de uma anfitriã da alta sociedade foram combinados com botas de couro britânicas. Um estilo punk elegante que não tem nada de retrô; totalmente novo.