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Tesouro dos mares Por Xico Gonçalves

20 ago 2018 • por Nina Kauffmann • 0 Comentários

Não existe um adorno feminino mais democrático que a pérola.
Quem tem dúvidas sobre o que usar, usa pérola.
Perolas são como os jeans, vestem a qualquer hora, individualizando cada um.
Elas apareceram nos desfiles mais influentes para as temporadas de inverno e para o verão 2019 não só como joias, mas enfeitando calçados, bolsas e os bordados nas roupas.

Mais que perfeita
A pérola é uma joia naturalmente perfeita, que não requer lapidação ou polimento.
Diferentemente das pedras preciosas, a pérola é perfeita “au naturel”.
Por muito tempo na história da joalheria Tiffany, os colares de pérolas eram as joias mais valiosas das coleções da empresa.
Até mais que os diamantes.
Nenhuma outra gema tem uma história de mistério e romance como as pérolas.
Em sua simbologia está ligada à lua, à água e à mulher pela semelhança entre a pérola e o feto.
Nascida das águas, numa concha, representa o princípio Yin. Desse triplo simbolismo (Lua – Água – Mulher) derivam suas propriedades mágicas.
Na Pérsia antiga a pérola intacta era o símbolo da virgindade. O termo “furar a pérola da virgindade” está associado à consumação do matrimônio.
No Oriente é considerada afrodisíaca, fecundante, um talismã.
Na Grécia antiga era sinônimo de amor e casamento.
Na China e Índia é o símbolo da imortalidade, daí o fato de colocarem uma grande pérola na boca do morto, para inseri-lo num ritmo cósmico, cíclico de vida, morte e renascimento.

Favoritas da realeza
O duque Dmitri Pavlovich, descendente do império dos Romanov, mudou por acaso o rumo da história das pérolas no início da década de 1920.
Para impressionar a amante, 11 anos mais velha, presenteou-a com uma joia de família – um colar de pérolas de seis voltas. O nome da eleita: Coco Chanel.
A partir deste galanteio, as gemas ganharam a conotação de acessório fashion.
Mas já em 3500 A.C., no Oriente Médio e na Ásia, elas já eram valorizadas como símbolos de pureza e de charme feminino.
Na tradição japonesa, as pérolas sempre foram usadas para confortar o coração e acreditava-se, até, no seu poder medicinal, como o de parar os efeitos de um veneno mortal.
Na Europa do século 19, as pérolas eram as favoritas da realeza, que as valorizavam mais que qualquer outra gema.
Simbolismo forte também é o das pérolas enfiadas em um cordão. É o rosário, o sutratma, a cadeia dos mundos, penetrados e unidos por Atma, o Espírito Universal.
Tantos simbolismos talvez expliquem o poder das pérolas.
Mas para que estes tesouros do mar sobrevivam na Terra, é necessário um mínimo de cuidados:

Como usar as pérolas
· Você pode usar as pérolas nos maxis colares, em anéis, calçados, bolsas, lenços, em fim há uma infinidade de opções, mas é importante saber combinar, por mais simples que seja o acessório, as pérolas são sempre pérolas e pedem um pouco de sofisticação.
· As pérolas, por exemplo, não ficam bem com roupas de praia, look de academia, mas combinam perfeitamente com a balada, festas em geral, eventos mais formais e para reuniões de trabalho, pois elas passam confiança e sobriedade.
· Você pode combinar as pérolas com as cores dos acessórios ou das roupas, uma vez que, elas podem ser encontradas em diversas cores para fazer composições incríveis.
· Os acessórios de pérolas são muito versáteis e podem compor inúmeros visuais, desde os mais modernos e elegantes aos básicos e sensuais. Tudo vai depender da forma como elas são usadas e das roupas que compõem o look.

Como cuidar das pérolas
· Perfumes devem ser usados minutos antes de colocar as pérolas.
· Evite usá-las em dias muito quentes, ou expô-las ao sol.
· Pérolas temem ácido, suor, álcool. Peles de transpiração ácida prejudicam a pérola, outras podem beneficiá-la.
· Para sua limpeza utilize água e sabão neutro, depois seque com um pano limpo e macio.
· Guarde-as longe do atrito com outras joias, em saquinhos de veludo ou tecido delicado.
· Um colar de pérolas deve ser montado novamente a cada ano, ou de acordo com a frequência de uso. A transpiração e umidade da pele penetram o fio que as prende e faz com que apodreça e se rompa. Conforme o caso, até as pérolas podem ser prejudicadas

Curiosidades sobre as pérolas
· As pérolas fascinam pela raridade – se deixadas aos caprichos da natureza, de cada três toneladas de ostras, saem apenas três ou quatro gemas. Isso porque a pérola é uma espécie de cicatriz da concha. Cada vez que o molusco que ali habita é invadido por um corpo estranho, ele secreta o nácar, substância que, depositada sobre o invasor, cristaliza-se rapidamente, neutralizando o agressor. Com o tempo, as camadas de nácar se sobrepõem umas às outras, dando origem às preciosas bolinhas. As perfeitamente esféricas, consideradas as mais valiosas, só se formam quando o intruso é totalmente recoberto, o que faz com que a secreção seja distribuída de maneira uniforme, o que é uma raridade.
· Hoje, as pérolas naturais representam menos de 3% da produção mundial. As demais são cultivadas em formas e tamanhos variados. O primeiro registro da tentativa de criar uma pérola artificial foi do biólogo sueco Carl von Linné, em 1761. A ideia era simular o processo de intrusão do corpo estranho na ostra – e funcionou. O sucesso do experimento lhe valeu um título de nobreza, mas foram necessários alguns séculos para que o processo se tornasse uma praxe.
· No começo do século 20, o japonês Kokichi Mikimoto patenteou o método mais difundido, em que são introduzidas sementes de diversas origens no molusco, que se encarrega de cobri-las com camadas sucessivas de nácar.
· As pérolas cultivadas provocaram uma reviravolta no sistema de avaliação. Em uma história lendária, conta-se que Pierre Cartier comprou a mansão que hoje abriga a sede da joalheria homônima na Quinta Avenida, em Nova York, com um colar de duas voltas de pérolas naturais. O que em 1917 valia US$ 1 milhão, 40 anos mais tarde foi vendido por US$ 151 mil dólares.
· Graças a Chanel, as longas voltas de pérolas caíram no gosto da bailarina Josephine Baker, contemporânea da estilista, que provocou rebuliço ao adotar um colar como único figurino de seus shows
· Depois, foi a vez de as estrelas de Hollywood se renderem ao poder das pérolas. Marilyn Monroe garantiu o aval do star system para a versão cultivada de Mikimoto ao desfilar uma sexy gargantilha, que ganhara de presente do marido, Joe Di Maggio
· Em um dos figurinos mais cultuados da história do cinema, Hubert de Givenchy vestiu Holly Golightly, personagem de Audrey Hepburn em Bonequinha de Luxo, com um longo preto e poderosas voltas de pérolas do acervo do estúdio.
· Elizabeth Taylor tinha particular afeição por La Peregrina, pérola do século 16 que coroava o colar Cartier, presente de Richard Burton, com quem se casou duas vezes. Em 2011, com a morte da atriz, a joia alcançou a incrível marca de US$ 11,5 milhões em um leilão.
· No outono de 1960 a Tiffany & Co. introduziu no mercado as magníficas pérolas cultivadas, com Elizabeth Taylor de garota propaganda, fotografada por Richard Avedon em quatro páginas da revista Harper’s Bazzar, usando apenas quatro fios de pérolas da Tiffany.

Os tipos de pérolas
· Também chamada de pérola japonesa, a akoya é menor, com diâmetro entre 2 e 9,5 mm, e nasce nos mares do Sudeste Asiático – Japão, Coreia e China. As cores variam do branco à rosa, passando por nuances prateadas
· Conhecida como biwa porque nos anos 1950 foi cultivada no lago homônimo no Japão, é encontrada em moluscos de lagos e lagoas. De forma irregular, é menor e menos valiosa, porém tende a ser mais durável. Totalmente composto de nácar, esse tipo de pérola não tem núcleo, ou seja, se forma quando o molusco expele o corpo estranho.
· Menores e menos valiosas, as keshis são consideradas um subproduto das pérolas de cultivo, mas chamam a atenção pelo brilho.
· A maior e mais rara, com gemas que podem chegar a 20 mm de diâmetro, as South Seas foram uma febre nos anos 1990, mas acabaram perdendo espaço para as chinesas, mais baratas e fáceis de serem encontradas. Cultivadas nas costas de corais da Austrália, de Myanmar, do Taiti e das Filipinas, podem ser brancas, negras ou douradas. A negra é chamada de “pérola do Taiti” e pode ter um tom cinza-claro ou exibir um arco-íris de cores

Pérolas sobre as pérolas
· Em 1910, ao abrir sua primeira butique, Coco Chanel divulgou uma de suas famosas frases: “Uma mulher precisa de voltas e voltas de pérolas”.
· Entre os anos 1960 e 1970, uma apaixonada por pérolas, a editora da Vogue: Diana Vreeland, declarou “Nada comunica luxo como as pérolas”.

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