Atenta às tendências do mercado e o compromisso da sociedade com o meio ambiente, a shoestock lança pela primeira vez calçados que buscam contribuir com a redução do impacto ambiental. Os dois modelos de tênis são fabricados a base de PET reciclado, sendo o cabedal produzido inteiramente em knit com poliéster PET, material confeccionado a partir da reciclagem de garrafas.
Para gerar 85 gramas de fibra, por exemplo, são utilizadas duas PETs de 50 gramas. Além disso, o processo de tingimento ainda possui o selo OEK-TEX, certificando que o produto é livre de substâncias nocivas ao ser humano e ao meio ambiente. Um dos modelos pode ser encontrado nas cores Gentileza (marinho) e Harmonia (rosa), e o outro em Coragem (preto) e Realização (cinza), seguindo a proposta da marca para este ano de renomear os tons trabalhados por sentimentos positivos.
De acordo com a coordenadora de estilo da shoestock, Fernanda Jordani, o objetivo é minimizar o impacto que o lixo causa no meio ambiente. “Neste período em que passamos um tempo em casa devido à pandemia, acabamos nos atentando mais com a saúde de diversas formas – incluindo a saúde no nosso planeta. Hoje, estamos ainda mais preocupados com o futuro do meio ambiente. O mais novo projeto da shoestock visa, portanto, o estímulo à reciclagem e separação de lixo. Uma garrafa PET pode demorar de 200 a 600 anos para se decompor, então precisamos dar outro destino a estes produtos. E este é só o começo”.