Quando se aproxima o Natal só se fala em bolinhas.
Na moda também. As bolinhas estampadas nos tecidos são um verdadeiro presente para a moda de verão.
Lembram infância e diversão e trazem muita alegria para qualquer look, seja no corpo ou nos acessórios.
Apagada há algumas décadas, reestreia nas passarelas com muito sucesso e inserida na onda digital.
Nada é mais gráfico que as estampas de bolinhas
Pequenas, médias ou grande, as polka dots, conhecidas popularmente como poá ou “bolinhas”, há temporadas dão as caras na moda – mas não da forma como nossas mães e avós as conheceram.
A trend atual chegou repaginada nas passarelas internacionais.
O poá da vez não é padronizado, podendo variar o formato e também o tamanho na mesma peça.
Marc Jacobs, Elie Saab, Jacquemus, Saint Laurent foram os primeiros a enxergarem as possibilidades da estampa nos lançamentos do inverno 2017/18, diversificando a padronagem.
Para o verão 2019, no hemisfério norte, muitos estilistas influentes apostaram nas bolinhas e bolotas em p&b ou coloridas.
O “vale” das bolinhas
Vale adotar as estampas “petit pois”, que tem seu significado oriundo do Francês, e “pois” (se lê Poá) também é sinônimo de “ervilha”.
É uma série de pontinhos que não precisam ter necessariamente o mesmo espaçamento, cor e tamanho.
Teve seu apogeu no Modernismo, quando as composições geométricas estavam em alta e os contrastes entre claro e escuro na moda.
Viciadas em bolinhas
As bolinhas viraram motivo para padrões de estampas com Coco Chanel.
Nos anos 1950 a estampa foi consagrada nos looks das pinups com um apelo erótico e divertido, personificado pela atriz Marylin Monroe. Na época era chamada de polka dots.
Virou até letra de música pop: “Biquíni de Bolinha Amarelinha Tão Pequenininho” (Itsy Bitsy Weenie Yellow Polkadot Bikini )
O primeiro registro do termo “polka dot” apareceu em 1854 na revista literária Yale, Volume 122, página 7.
No entanto, o uso e a origem desta padronagem, o poá, surgiu muito tempo antes.
Bolinhas tornaram-se comuns na roupa do final do século XIX no Reino Unido, e se tornaram popular com a chegada de imigrantes do leste europeu na América também no sec. XIX.
Eles trouxeram a Polka, uma dança de origem polonesa muito animada e que fez muito sucesso na época (o pós-guerra foi uma época de descontração, prosperidade e alegria) e os movimentos circulares dessa dança animada inspirou a criação da estampa.
Há ainda quem atribua a paternidade da estampa ao produtor cinematográfico Walt Disney, pois a personagem Minnie Mouse foi criada em 1928 e ele queria algo diferente das listras e xadrezes (que “bombavam” nos catálogos de moda da época) e a ratinha ficou mundialmente famosa com sua roupa de poás.
Como usar estampas de bolinha]
· No verão 2019 a estampa volta para dar um ar de retrô aos looks. Super versátil, veste para o trabalho à balada,
· Clássica e atemporal, é bom lembrar que quanto mais graúda a estampa, maior aparenta a silhueta. Se for usar o “grand pois” (pois grandes), escolha a parte do corpo que quer chamar mais atenção.
· Esta estampa consegue facilmente se misturar com outras estampas, assim como o listrado. Para fazer o “mix’n’match”, escolha peças com cores similares ou uma estampa dominante entre elas.
07 dez 2018 • por Nina Kauffmann • 0 Comentários