CASASHOPPING PROMOVEU UMA NOITE TIPICAMENTE CARIOCA PARA ABRIR A MOSTRA “ATRÁS DO VIDRO – RIO, 40 GRAUS”
Foi impossível ficar parado na tarde de inauguração da mega mostra de décor “Rio, 40 Graus” que o CasaShopping promoveu nesta quinta, dia 30/9, na Barra. Foram tantas as atrações que o público se sentiu, literalmente, na praia! Logo na entrada, uma iluminação na cor âmbar do pôr do sol carioca já antecipava o tom do final da tarde. Nos malls ventilados e abertos e, – seguindo todos os protocolos de segurança – ambulantes de biscoito Globo, mate, picolé Itália e amendoim, circulavam junto ao público ávido para conferir as novidades do setor.
Afinal, são cerca de 63 ambientes, assinados por cerca de 100 arquitetos, designers de interiores e paisagistas que traduzem a atmosfera descontraída, calorosa e vibrante da casa carioca. “O carioca vive para fora, faz amigos com facilidade na praia, e essa ‘alma calorosa’ se traduz na decoração do seu lar”, disse Eduardo Machado, superintendente do CasaShopping.
BISCOITO GLOBO, MATE, PICOLÉ ITÁLIA e MUITAS SELFIES!
Selfies, muitas selfies, junto às réplicas do Bondinho de Santa Teresa, da Escadaria Selarón e do Cristo Redentor que ficarão até o final da mostra, em diversos pontos do shopping para funcionar como estações instagramáveis. Chamou atenção do público, quatro mulheres vestidas com uniformes do Flamengo, Vasco, Botafogo e Fluminense que faziam embaixadinhas, ao mesmo tempo em que ofereciam álcool gel e incentivavam o uso de máscara. Na Onda Carioca a réplica do Cristo abraçou os convidados num cenário assinado pela paisagista Simone Ganjeiro. O TritonyTrio, com as violonistas Daiana e Marina e a DJ Scarlet, fizeram um live PA (live com performance) com hits da música carioca. Além disso, o público pôde degustar acarajé feito na hora por uma baiana e chope artesanal SulAmericana, a cerveja mais antiga do Rio.
Como o mercado da decoração está hiper aquecido, a direção do shopping incentivou os seus 170 lojistas a aproveitarem a exposição para lançar suas novas coleções de móveis e acessórios para a casa. “Com a mostra o público pode aproveitar para conferir ideias criativas e práticas para decorar a casa.” finaliza Eduardo Machado.
O JEITO “RIO, 40 GRAUS” DE DECORAR A CASA POR ALGUNS ARQUITETOS DA MOSTRA:
“Como no Rio temos sol e verão quase o ano inteiro, fizemos um ambiente a cara da carioquice”, afirma a arquiteta Regina Távora que acredita que os ambientes de área externa viraram a grande vedete da pandemia. “‘Rio, 40 graus’ é onde a gente habita. Procuramos transmitir esse frescor”, complementa sua sócia, Mariana. “RJ e Capanema: meus, seus, nossos” dá o nome ao espaço assinado por Victor Niskier. O arquiteto diz que se inspirou na sinuosidade presente nas montanhas, nas curvas do desenho do calçadão e no pilotis da arquitetura Moderna, como os do edifício Gustavo Capanema. “O carioca é chique e orgânico (maleável)”, finaliza ele. Já Alexandre Magno acredita que o jeito “‘Rio, 40 graus” de morar concilia o jeito descontraído do carioca que se veste com poucas roupas, poucos detalhes e muita cor e energia. A arquiteta Juliana Pippi trouxe para seu ambiente a leveza e bossa que os cariocas têm no jeito de viver e as cores do verão e do por do Sol no arpoador. “Procuramos traduzir esse clima de ‘Sombra e água fresca’ do carioca através das redes penduradas no teto”, diz Elise Drummond. “Acreditamos que o estilo ‘Rio, 40 graus’ de decorar é trazer tudo o que é natural para perto, como a natureza e os materiais orgânicos”, completa sua irmã e sócia, Evelyn.
Fotos Ari Kaye