Bem-Estar, Eventos

Rio Pax e Prefeitura do Rio lançam a Pedra Fundamental do Novo Complexo Cemiterial São João Batista

29 nov 2018 • por Nina Kauffmann • 0 Comentários

Passado e futuro se unem em um dos projetos arquitetônicos mais ousados do mercado cemiterial brasileiro. O mais famoso e tradicional Cemitério carioca, o São João Batista, em Botafogo, na Zona Sul do Rio de Janeiro, lançou na manhã do dia 28 de novembro a Pedra Fundamental do seu primeiro complexo. O novo espaço, com previsão de conclusão para o primeiro semestre de 2020, vai englobar um avançado Cemitério Vertical, equipado com tecnologia de ponta, o primeiro crematório desta região da cidade e, ainda, um programa de resgate da história da fundação do Estado e Município, através das suas valorosas obras de arte e personalidades sepultadas no local.

O projeto do novo complexo Cemiterial São João Batista surgiu através de uma parceria entre a Concessionária Rio Pax e a Coordenadoria Geral de Controle de Cemitérios e Serviços Funerários da Cidade do Rio de Janeiro, com o objetivo de trazer para o município os conceitos tecnológicos e sustentáveis mais avançados e disponíveis no setor. A preservação do acervo cultural e a memória histórica do Cemitério, fundado em 1852 por D. Pedro II, são pontos de destaque do empreendimento. Usando elementos criativos e lúdicos, as visitas ao lugar serão conduzidas por um “túnel do tempo”, fazendo com que as pessoas se sintam parte da história do Rio. O modelo foi inspirado nos mais famosos cemitérios da Europa, considerados os mais importantes pontos turísticos destes países.

O projeto inclui a construção do mais moderno crematório do Brasil e faz parte do Planejamento Estratégico da Coordenadoria Geral de Controle de Cemitérios e Serviços Funerários, que busca a excelência operacional aliada à modernidade e ao aumento da qualidade dos serviços cemiteriais. “Queremos proporcionar um atendimento mais humanizado e digno para toda a população, em um momento que costuma ser muito doloroso para as famílias” – destaca Daniela Mantovanelli, Coordenadora-Geral da pasta.

Daniela esclarece que o São João Batista será o primeiro dos 13 cemitérios públicos do Rio a passar por esse processo de modernização e melhoria da eficiência em todos os serviços essenciais. O lançamento representa um marco no mercado cemiterial carioca.

O São João Batista reúne um inestimável patrimônio histórico e cultural em uma área de quase 225 mil metros quadrados. Entre os mais de 40 mil jazigos e 300 mausoléus, estão diversas personalidades nacionais como Santos Dumont, Carmem Miranda, Oscar Niemeyer, Tom Jobim, Cândido Portinari, Cecília Meireles, Ary Barroso, Luis Carlos Prestes, Clara Nunes e Cazuza.

Com o novo Complexo, o turismo cemiterial será promovido e estimulado, visando o resgate do patrimônio histórico brasileiro, no momento em que a cidade perde um de seus mais relevantes Museus. “Como já ocorre na Argentina e na França, pretendo estimular o interesse da população carioca para enxergar o São João Batista como uma opção de roteiro turístico e cultural, que já recebeu o título de maior exposição de Art Nouveau a céu aberto na América Latina” – conclui Geraldo Monge, presidente da Concessionária Rio Pax.
Fotos Bruno Ryfer

Comente Aqui

Posts Anterior
Próximo Post