Cultura

RETOMADA CIDADE DAS ARTES MARÇO 22

02 mar 2022 • por Nina Kauffmann • 0 Comentários

O departamento de arte e educação da Cidade das Artes, liderado por Laura Polianna Gaboardi e Luiza Valle, é uma das locomotivas das ações culturais na Cidade das Artes e começa o ano de 2022 a pleno vapor 

Segue a listagem dos eventos. Todos acontecem na Sala de Leitura, localizada na Esplanada e todas as ativações são GRATUITAS 

LÍNGUA VIVA – 9 de março de 16 às 18 horas 

Em homenagem aos 100 anos da Semana de Arte de 22, os psicanalistas MARÍLIA FLORES e ABÍLIO RIBEIRO ALVES vão debater a influência de uma canibalização brasileira aos preceitos europeus na vida cultural do país naquele momento, analisando o quadro O ABAPURU de Tarsila do Amaral 

INTERLOCUÇÕES – 11 de março de 16 às 18 horas 

A psicanalista GILDA PITOMBO recebe o professor do curso em especialização em Psicologia Clínica da PUC Rio o também psicanalista JOSÉ MAURÍCIO LOURES para debaterem a força do olhar da psicanalise sobre a fotografia. Juntos irão abordar as obras da norte americana Francesca Woodman e do japonês Nobuyoshi Araki – ambos com uma estética fortíssima. Tratam de forma diferentes o tema da angústia, do júbilo, do feminino e submisso em clicks ousados e polêmicos. Outra apresentação sob o mesmo tema acontecerá no dia 25 de março, no mesmo horário. 

CONVERSA LITERÁRIA – 17 de março de 15 às 17 horas 

Homenageando o Mês da Mulher, a idealizadora e curadora do projeto, CÍNTIA BARRETO traz o seu projeto que elege o livro à potência máxima e várias obras serão debatidas ao mesmo tempo. A obra da escritora ADRIANA FALCÃO (livro Correnteza) no qual a autora aborda quatro gerações de uma mesma família na qual só nascem mulheres. AMANDA STRAUSS com seu livro (O mínimo do mínimo mais alguns contos de nariz sutil) traz o embate entre invenção e memória, a linha tênue do que é real ou não. CLARICE CAMPOS falará sobre o seu (Quarto de despejo, do ostracismo à representatividade) sobre o resgate no contemporâneo. LARISSA KOUZMIN traz (os desafios e caminhos para tornar-se uma editora independente no século XXI). Terminando teremos GIORGINA MARTINS com o seu (Há muitas formas de fazer macarrão e suas brutalidades) sobre relacionamentostóxicos. 

LANÇAMENTO DE LIVRO “ EM BREVE MEU AMOR” de Sofia Brito – 18 de março, de 18 às 20 horas 

A portuguesa Sofia Brito vem da escola do teatro de rua. Circense, apresenta-se nas ruas de Portugal – desde muito jovem – bem como de muitos países como Índia, Haiti -tendo se exibido em muitos eventos com malabarismo com fogo em especial no programa Got Talent Portugal chegando as semifinais. Na Cidade das Artes apresenta seu livro – escrito na pandemia. Ela já adorava poesias,mas é o seu primeiro livro de contos feito a partir do primeiro isolamento do Covid. Ela vasculhou papeis, fotos, rabiscos antigos. Neste dia a autora também irá declamar alguns trechos de obras de escritores portugueses como Jose Saramago e Fernando Pessoa. 

SOLOS DE HISTÓRIAS – 19 de março, de 15 às 18 horas 

GABRIEL SANT´ANNA E MARTA PAIVA ao lado da ilustradora FRANJUNQUEIRA unem contação de histórias com palhaçaria num reconto do patrimônio oral da literatura brasileira e internacional. No evento abordarão contos como “ a raposa e o homem” “ quem tudo quer, tudo perde” “ a lenda de João de Barro” além da saga africana “ o sapo e a cobra”. Música, teatro de bonecos e técnicas de palco são impressas na apresentação. Ideal para crianças do 4ª ou 9 ano. O livro “ Solo de Histórias – contos daqui, dali e de toda parte” serálançado na data. 

CINE ARTE – 20 de março às 18 horas 

Os professores MARCELLE FROSSARD e EDUARDO OLIVEIRA – ambos doutores irão analisar a obra imortal de Pedro Almodóvar, pelo debate de filmes eternos e necessários para a compreensão do universoalmodovariano.

Comente Aqui

Posts Anterior
Próximo Post