O Yearbook 2024, edição mais tradicional e esperada de Casa Vogue, chega às bancas de todo o país com uma seleção de projetos de renomados arquitetos, paisagistas e decoradores no Brasil. Entre eles estão Fernanda Marques, Dado Castello Branco, Pascali Semerdjian e Marina Linhares. Em sua 33ª edição, a publicação segue o mesmo conceito do ano passado, quando se transformou em item de colecionador ao passar a ser publicada em versão premium, com capa dura e papel especial.
O Yearbook 2024 está dividido em quatro categorias: Casas Urbanas, Refúgios, Apartamentos eProjetos Comerciais. Ao longo das suas 168 páginas, o anuário mostra em detalhes como os espaços foram projetados, sendo uma fonte de inspiração atemporal tanto para profissionais como para entusiastas da arte do bem morar.
A capa da edição, produzida pela equipe de estilo da Casa Vogue, pode ser conferida em detalhes noDecor Stories, que apresenta cenários montados em um jardim, onde móveis, objetos, tecidos e tapetes nos remetem à rica atmosfera dos mercados de antiguidades.
Em Casa Vogue ama, a edição revela peças que recém-lançadas ou que ainda serão apresentadas durante a SP-Arte, DW! e Semana de Design de Milão, entre outros importantes eventos de design do Brasil e do mundo.
A Entrevista do mês é com o designer e arquiteto autodidata Marcelo Rosenbaum, que fala sobre seus projetos realizados ao lado dos povos originários de diferentes regiões do Brasil, em parceria com a sócia Adriana Benguela, em que aplicam a arquitetura e o design como ferramenta de transformação social.
Na seção Design, o Yearbook discute a relevância da identidade nacional no fazer design. Designers, curadores e acadêmicos refletem sobre a influência dos diferentes territórios e culturas do Brasil nos móveis e objetos produzidos no país, enquanto refutam o uso do termo regionalismo. A seção traz ainda uma reportagem sobre o circuito cultural da Barra Funda, antigo bairro industrial de São Paulo que está se estabelecendo como um novo polo cultural da cidade ao atrair designers, marceneiros, artistas e galeristas à região.
Em Arquitetura, a edição presta uma homenagem à arquiteta e paisagista Rosa Kliass, que projetou grandes marcos do paisagismo brasileiro e teve enorme importância como agitadora institucional, tendo criado a Associação Brasileira de Arquitetos Paisagistas, instituição responsável por fortalecer a prática profissional, e inventado o modo de arquitetar áreas externas no Brasil.
A publicação traz ainda uma reportagem sobre a mostra Desert X AlUla, na região desértica da Arábia Saudita, que reúne surpreendentes instalações em larga escala produzidas por artistas de diferentes partes do mundo.
Encerrando a edição, o Last Look mostra que é possível criar um edifício suntuoso e, ao mesmo tempo, intimista. A prova é o hotel Le Grand Mazarin, em Paris, projetado pelo designer de interiores sueco Martin Brudnizki. Localizado no Marrais, bairro boêmio parisiense, a edificação do século 14 mostra o talento de Brudnizki para misturar estampas, matizes, materiais de épocas distintas, criando uma experiência que transita entre o nostálgico, o poético e o onírico.
O Yearbook 2024 da Casa Vogue chega às bancas no dia 15 de março e, ao contrário dos números regulares, ficará disponível por três meses.




