Viagem

Um Show de Moda Sustentável na Ilhabela

27 nov 2019 • por Paula Bedran • 0 Comentários

Está aberta a temporada de verão e a Ilhabela é um destino cada vez mais procurado entre turistas do Brasil todo, pelo difícil acesso, que a torna exclusiva comparada a outros destinos nacionais e principalmente neste ano, em que as praias do nordeste foram tragicamente invadidas pelo petróleo. Já fizemos um post anterior sobre os hotspots do local, de restaurantes e bares a hotéis e moda, mas um deles especificamente merece destaque pelo seu trabalho tão forte com a sustentabilidade. A Summer House Ilha é parada obrigatória quando se visita a Ilha. Com um ponto físico na rua do agito na Ilhabela, um e-commerce e uma collab perene com o Gallerist, que começou pequena e teve até coleção cápsula para o carnaval junto com a influencer Guta Virtuoso. Carol Aranha, dona da marca é uma empreendedora arrojada. Além de tocar um dos restaurantes mais descolados da Ilhabela, o Balena Club, Carol fundou mais 2 marcas além da Summer House: a Moi Même, uma marca de stay in, com ticket mais baixo e roupas confortáveis e a Náutica Ilhabela, marca masculina de swimwear. Talvez por esta veia empreendedora tão forte, ela é visionária em muitas tendências e por isso a sustentabilidade está no DNA da Summer House desde antes de ser uma “onda” e pode-se dizer que começou com seu pai, Iraí Aranha que foi o precursor da madeira de demolição na Ilhabela. Por isso boa parte da loja é feita com objetos de madeira de demolição, como as prateleiras e os móveis. As peças de decoração são frutos do artesanato local, como os remos decorativos que enfeitam a loja e a cestaria que é feita na praia do Bonete. A marca é uma mistura de chic e despojado, usando muito tecido de fibra natural como o linho e a viscose e todos os maiôs e biquinis são feitos de tecido biodegradável. A maior parte do desenvolvimento das coleções e da execução é feita por mão de obra local, tanto quanto as campanhas da marca, que são todas fotografadas na Ilha e procuram usar quase somente profissionais locais. Carol também dá total espaço às funcionárias da marca, que recentemente criaram uma linha de acessórios chamada I Love Summer, projeto que também tem a pretenção de continuar.  A Summer House tem uma grande preocupação com o Lixo Zero, tanto que os saquinhos de biquínis foram abolidos, e procura fazer o maior uso possível das sobras de tecido, fazendo porta-copos, twillies, fitas para chapéu, scrunchiesalém de outras idéias incríveis a partir dos retalhos que sobram. 

A Summer House é o melhor exemplo de que ao viajar, procure marcas locais. Elas irão te surpreender.

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