Moda

Batom contém chumbo? Não os da Faceit. Batons veganos

22 ago 2019 • por Paula Bedran • 0 Comentários

Deve ser a primeira vez que confesso em uma matéria que tive medo de escrevê-la. Pois bem. Tive e muito. E ainda estou com medo, segundo a segundo imaginando que ela está indo ao ar e que vai chegar nas mãos do objeto dela mesma: a Face it Vegan. Caso vocês ainda não conheçam a marca, por favor leiam esta matéria até o final pois, independente do meu texto (as donas da marca, jornalistas das mais renomadas do mercado que me desculpem, mas na minha casa, profissões que não tinham matemática complexa não eram das mais bem-vistas; sou jornalista apenas de coração), a história da marca vale a pena ser lida.

Acompanho a Faceit desde que chegou ao mercado, talvez pelo meu interesse na ousadia de uma marca que fabricasse apenas batons, talvez pela catarse sobre um negócio sustentável de mãe e filha (sempre quis ter algo do tipo com a minha mãe) ou talvez pela marca ter se tornado tão querida no mundo na moda em tão pouco tempo. Mal sabia eu que por trás desta marca que usa manteiga de cacau orgânica ou manteiga de carité em 100% das suas formulações, que é 100% vegana, parceira da Peta, ganhadora do Prêmio Ecoera e dona dos nomes mais descolados do mercado (Easy to Get virou minha marca registrada), haveria uma aula de história e de cultura. Elza Barroso, dona da marca, é jornalista de moda, e foi fotógrafa da Interview, revista mais quente dos anos 80. Seus editoriais ousados tinham como protagonistas Luiza Brunet, Elke Maravilha, Bruna Lombardi, Donald Trump, Luciano Szafir e a lista não continua. Sua coluna com fotos eróticas deu origem à revista Sexy, e este histórico unido ao lifestyle “caliente” carioca presente no DNA de mãe e filha resultam napegada sexy da marca. Já a parte mais eco-consciente da marca fica a cargo de Júlia, filha de Elza e jornalista ambiental de formação. No quesito fashionista, nota-seque as cores são totalmente influenciadas pela moda, e são inspiradas em desfiles da estação, portanto feitas em quantidades limitadas. O público também tem bastante voz quando se trata da escolha das novas cores. Por votação é que foi escolhida a cor “Kiss my peach”, uma das best-sellers e que foi lançada a nova coleção de hidratantes. E de fato, este tipo de iniciativa diferente da marca chama bastante atenção. A começar pelo movimento “Cruelty Free Friends” que reúne amigos da marca contra a crueldade, e a segunda campanha “Better kiss than kill”, jargão brilhante para o fim dos testes em animais. E e como se não bastassem os selos de qualidade, à partir deste ano, o finalzinho dos produtos que ainda eram produzidos na Itália passaram a ser produzidos no Brasil.

A Facit está a venda no site www.faceitnatural.com, na loja Bem Glô em São Paulo, na Ahlma no Rio e em outros pontos de venda pelo Brasil todo e online, que você encontra no site da própria marca.

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