Cultura

“MEU GATO QUE NÃO TENHO”, DE ALICE MONTEIRO

27 set 2019 • por Nina Kauffmann • 0 Comentários

A escritora e jornalista Alice Monteiro lança no próximo dia 29 de setembro, domingo, das 16h às 19h, na Travessa de Botafogo, seu terceiro livro, o primeiro infantil, “Meu gato que não tenho” (Bisbilibisbalabás), com ilustrações de Felipe Trigueiro. Na ocasião, a atriz e contadora de histórias Talita Leoneli e o músico Rodrigo Sebastian vão interpretar e cantar a história do livro.

A história do gato João, na versão agora para os pequenos, teve origem no livro anterior de Alice, “Ultramar e outras mares” (Ibis Libris Editora), que foi lançado há exatamente um ano. Pois, naquele momento “Meu gato que não tenho” era simplesmente uma das poesias ali publicadas. Amante dos felinos, mas não possuidora de um, Alice sempre quis escrever para crianças. Convidou então o ilustrador Felipe Trigueiro, que deu contornos infantis e multicoloridos para esta poesia/história infantil. Ato contínuo, convidou para redigir o prefácio o escritor Marcio Paschoal, que incorpora o gato João:

“Não gosto de visitas inesperadas. Nem das anunciadas. O pior é que não resisto a um colo ou a um chamego. Pode ser estranho, mas não é. Afinal sou um gato e, como tal, adoro labirintos.

Não pensem que sou um felino de botas ou um chato de galochas, nem corro somente atrás de ratos e vigio passarinhos. No fundo, sou igual a qualquer criança que sabe ser feliz e se diverte com as coisas mais fáceis. Complicados mesmo são os pelos que se soltam do meu corpo e, dizem, acabam provocando alergia em alérgicos. Mas, se já são alérgicos, que culpa meus pelos têm? Inventem outra história para gatos dormirem”.  (…)

Comente Aqui
Posts Anterior
Próximo Post