Beleza, Bem-Estar

5 razões pelas quais você deveria usar cosméticos orgânicos e naturais Por Paula Bedran

10 fev 2019 • por Nina Kauffmann • 0 Comentários

De alguns anos para cá, comecei a notar que a idade finalmente chegou para mim. Poros mais abertos, linhas de expressão na testa e no rosto, menos firmeza na pele em volta dos olhos, e a lista não para. Minha mãe, muito sábia e notando a minha preocupação, principalmente pelo fato da minha pele obviamente não estar caminhando para o mesmo destino da dela resolveu que era hora de entrar em ação. Minha mãe tem 60 anos, teve 2 espinhas no máximo na vida, nunca fez uma aplicação de botox sequer, lifting ou qualquer outro tipo de procedimento estético e começou a ver sinais da idade há no máximo 10 anos. O segredo? Muita água, uma alimentação sem absolutamente nada de alimentos processados ou ingredientes químicos e exclusivamente produtos orgânicos no rosto e no corpo. Caso você não se sinta à vontade confiando na minha mãe, a Gisele Bundchen é uma outra referência que considero bastante confiável.
Seguem 5 razões porque você deveria mudar para cosméticos orgânicos:
1) Cosméticos convencionais contêm parabenos, que são conservantes ultra tóxicos, sulfatos que são ativos eficazes na limpeza, presentes em shampoos, pastas de dente, etc.., alumínio (sim, alumínios estão presentes até em desodorantes) e petrolatos, que são o princípio ativo de qualquer cosmético que tem consistência gelatinosa. Estas substâncias são todas cancerígenas, afetam o sistema endócrino causando doenças irreversíveis como disfunções na tireoide e até acne (já repararam que pessoas saudáveis quase não sofrem de acne?)
2) Se a simples presença destas substâncias químicas não são suficientes para convencê-lo, talvez o fato de que o corpo humano absorve 60% de toda substância que atinge sua superfície, em apenas 26 segundos ajude um pouco no convencimento. O nosso corpo não foi desenvolvido para processar substâncias químicas, muito menos nas quantidades que ingerimos, por isso as doenças, o envelhecimento precoce, a falta de disposição e stress constante que sofremos. O câncer nada mais é do que uma ferida em cima da outra e a falta de capacidade do corpo humano de curá-las.
3) Além dos químicos que sabemos que estão presentes nos cosméticos, há aqueles que não sabemos. A indústria de cosméticos é uma das menos reguladas não só no Brasil (nos EUA apenas 20% dos produtos são regulados), e as empresas têm o direito de não divulgar toda sua fórmula por alegar que são seus “ingredientes secretos de sucesso”, à la Coca-Cola.
4) Cosméticos orgânicos contêm 30% a mais de antioxidantes do que os convencionais, por serem feitos de substâncias naturais como plantas, flores e frutas. Também por isso têm ação prolongada na pele, ou seja, têm a função medicinal sobre ela, portanto no longo prazo vai se diminuindo a quantidade de produto usado, uma vez que não há mais químicos sendo adicionados e “feridas” sendo causadas por eles.
5) Se os efeitos sobre o seu corpo não te comovem, talvez os impactos sobre o meio-ambiente o farão. Cosméticos orgânicos tendem (não todos) a utilizar menos água, a usar corantes naturais, feitos de flores e frutas e não são testados em animais. Afinal, se são seguros e saudáveis, não haveria motivos para testá-los em animais e não em humanos.
Se você não confia em cosméticos naturais comprados em loja, uma ótima dica é fazer os seus próprios. Este método é ainda menos prejudicial ao meio-ambiente e muito mais confiável, além de ser um ótimo passatempo. O site www.florafiora.com.br no Brasil e tem algumas receitas e os sites www.livingthenourishedlife.com, www.organic-beauty-recipes.com e www.diynatural.com no exterior são ótimas fontes de receitas. Caso prefira compra-los, sites como www.lohasstore.com.br, www.useorganico.com.br, www.belezanaweb.com.br e lojas como a A La Fruteria no Rio ou a Flor & Ser Orgânicos em São Paulo têm uma grande variedade de produtos.

Comente Aqui
Posts Anterior
Próximo Post