• Maternity Style por Monique Leite

    Olá futuras mamães!!! Hoje o post é todo inspiração para as gravidinhas. E agora passou um filme pela a minha cabeça… lembrei muito o quanto é difícil achar looks bacanas...

    Leia mais

  • SPFW – Meus looks! Por Lorena Campello

    Como todos sabem, semana de moda é a hora de ousar e caprichar nos looks! Não sou adepta em usar peças que não se enquadrem no perfil do meu dia...

    Leia mais

  • Jacques Janine inaugura no BarraShopping

    Os empresários Eduardo Vaz e Geraldo Monge receberam mais de 300 convidados para a inauguração do novo Jacques Janine no BarraShopping. O coquetel do luxuoso salão concept engarrafou a nova...

    Leia mais

  • Antônio Bernardo lança Coleção Meninas AB

    Antonio Bernardo lançou a coleção “Meninas AB ” no ultimo dia 5 de setembro no Village Mall. O designer atento as múltiplas formas não somente dos jovens declarar seu amor...

    Leia mais

  • OS CÓDIGOS VISUAIS DE UM GUARDA-ROUPA PROFISSIONAL By Juliana Heide e Jéssica Garducci

    No ambiente de trabalho, o nível de formalidade depende não só da empresa e da respectiva política de vestuário, como também da área de atuação do profissional. Os níveis de...

    Leia mais

O designer Marcelo Novaes no Joia Brasil e na Dinamarca
Postado por Nina Kauffmann - Categorias: Destaques, Novidades

Falo aqui das dicas da Dinamarca do designer de joias Marcelo Novaes que estará sua nova coleção no Joia Brasil na IDA ( Feira de Design do Rio) , paralela a ArtRio na Marina da Glória entre os dias 14 e 17 de setembro .
Algumas fotos das joias e logo a seguir a Dinamarca pelo design:



Um amigo já dizia que a Dinamarca não faz parte da Europa, mas sim da Escandinávia!
Esta distinção é fácil de ser compreendida depois que tive a chance de passar dez dias descobrindo os mistérios, costumes e belezas de Copenhagen.
Considerada uma das cidades mais tranquilas da Europa, Copenhagen vem atraindo a atenção do mundo. Recentemente livros best sellers, filmes premiados, séries de TV tem desvendado os segredos da Dinamarca.

Durante dez dias, tive contato com uma sociedade igualitária, que cultua o respeito à natureza, o verdadeiro conceito de sustentabilidade, do consumo consciente… com olhos atentos é fácil perceber a magia da Dinamarca como um país que mistura doses de sutileza e discrição com a força e a paixão da herança Viking.
Nas andanças pelas ruas cheias de bicicletas na hora do rush, é impossível não pensar como a herança da crença em deuses pagãos regidos pela natureza pode ter influenciado o design minimalista e elegante pelo qual o país ficou conhecido desde os anos 50 no século XX. Admirando a natureza, entrando em restaurantes, conhecendo lojas e centros culturais, conversando com uma população amável e curiosa pelo novo, é fácil perceber por que designers como Arne Jacobsen, Mogens Lassen, Charles & Ray Eames, entre tantos, foram os precursores em unir inquestionável funcionalidade e o mais essencial apuro estético.

A chance de perceber as entrelinhas de uma cultura fascinante, que mistura doses perfeitas de tradição e contemporaneidade, de novo e antigo, de respeito à individualidade e compromisso com o coletivo.

Com uma arquitetura tão minimalista quanto o seu povo, Copenhagen é uma aconchegante, pequena e tranquila se comparada com Paris, Londres, New York. Conversando com pessoas locais foi possível perceber como a receptividade e o calor humano é equilibrado pelo desejo de um povo em manter tradições e costumes locais. Nos dez dias que passei em Copenhagen, percebi que a equação de contrastes torna Copenhagen um destino atraente, aconchegante contemporâneo.
Uma das capitais europeias com mais bicicletas por metro quadrado, descobri uma cidade fácil de percorrer. A pé, de ônibus, por metrô, é possível cobrir distâncias que cortam a cidade de norte a sul, de leste a oeste. A dificuldade da língua local é colocada de lado pelo esforço de um povo em se comunicar em inglês com o turista. No contato com um povo sorridente, simpático e atencioso pude encontrar algumas das razões pelas quais o povo dinamarquês é considerado, segundo pesquisas da UNESCO, como um dos povos mais felizes do mundo.

Para ajudar a decifrar mistérios desta cidade apaixonante, conheça as dicas que me fizeram mergulhar numa cultura sutil e apaixonante de Copenhagen, uma cidade que se revela aos poucos, num efeito de atração e admiração.

Galeria de Arte
Cisternerne
Dica de um amigo que trabalha no Ministério da Cultura da Dinamarca, cheguei a esta galeria de arte que durante séculos era usado como o antigo reservatório de água da cidade de Copenhagen. Desativado nos anos 60, o espaço subterrâneo é iluminado apenas pela luz do sol. Ou seja o ambiente em si é a própria atração para receber arte contemporânea e instalações de arte, arquitetura e design.

Nordatlantes Brygge
Andar a pé é a forma de descobrir lugares secretos e muitas vezes fora do circuito tradicional. Andando pela região do novo porto, descobri The North Atlantic House. Um centro cultural com objetivo de promover arte, cultura e negócios de países do Ártico como Islândia, Groelândia e Ilhas Faroe, o espaço promove exposições de arte desses países.

O prédio do século XVI com arquitetura pura dinamarquesa é o lugar perfeito para mergulhar na cultura particular de países com uma beleza natural, condições de vida e cultura tão particulares.

O espaço ainda tem uma loja com produtos como o sal colhido a mão na Groenlândia, o chá de ervas da Islândia, artigos de pele genuínas e controladas por setores de proteção ambiental.

Museus
Louisiana
Uma das experiências mais bacanas em Copenhagen é unir uma viagem de trem pelo interior e um dia num dos mais lindos museus de arte contemporânea na Europa. Situado numa antiga casa modernista na beira do mar em Hoelembeck, peças de arte estão espalhadas pelo belo jardim da propriedade.

Imperdível a sala onde estão esculturas originais de Modigliani, em contraste com a bela natureza da região. Uma dica bacana é ir preparado para compras de objetos de design, arte, papelaria, decoração na loja de dois andares do museu. Imperdível!

Design Museum
Parada obrigatória para os amantes do bom gosto dinamarquês, o Design Museum cobre inovações do setor de moda, design, arte da Dinamarca.
O museu oferece um panorama histórico do design dinamarquês para o país e para o mundo. A loja do museu é um dos locais interessantes para escolher uma variedade de artigos de design escandinavo.

Lojas
Ilummus Bolinghus
Uma das mais renomadas lojas de design dinamarquês, esta loja era onde eu passei horas admirando ( e comprando) peças de design dinamarquês que poderiam caber na mala…
Com uma curadoria seletiva de produtos de moda, design, decoração, mobiliário e objetos de design, a variedade de produtos é tão diversa quanto os preços. Nas sextas feiras, descobri que designers e arquitetos ficam à disposição para oferecer consultorias especializadas para o cliente visitante.

Um país que ocupa o primeiro lugar no rank de consumo de velas do mundo, é impossível vir a Dinamarca e ir embora sem um castiçal para aquecer as suas noites…. De todos os formatos e materiais, Ilummus Bolinghus tem uma bela variedade de modelos para você encontrar o seu estilo de castiçal.
Copenhagen Contemporary
Um dos novos centros de arte contemporânea, descobri a CC escondida em três grandes galpões dedicados à exposição de arte contemporânea mundial. Uma loja bacana oferece livros de arte, peças de cerâmica, brinquedos, papelaria e objetos de design dinamarquês.
Royal Danish
Uma das lojas de cerâmicas mais tradicionais da Dinamarca, a loja funciona desde num prédio histórico de 1640 numa das avenidas mais elegantes de Copenhagen. Além dos objetos de design e móveis, fiquei encantado pela forma da loja mostrar composições de arte clássica dinamarquesa com móveis de alta tecnologia contemporânea.

Skagen
Fruto do trabalho de um casal de dinamarqueses, a marca de joias, bolsas e relógios chama atenção pelo minimalismo dinamaquês na sua essência. A marca nasceu na cidade de Skagen, vilarejo mais ao norte do mar Báltico. Inspirados pela natureza exuberante, o design da grife é a síntese da tecnologia a favor da ergonomia do design a serviço da natureza.

Gastronomia
Papieren
Um centro gastronômico com stands dos mais variados tipos de comidas, Papieren é um novo conglomerado de gastronomia no centro de Copenhagen. Famoso por reunir pessoas, especialmente na hora do happy hour, barracas de comidas de vários pontos do mundo seduzem pela simplicidade, bom sabor e ótimo preço. Convenientemente ao lado da Copenhagen Contemporary, o espaço oferece uma bela vista do entardecer e da porto de Nyhavn.

KannelSnegle
Quando comecei a pesquisar sobre a Dinamarca, conheci o Kannelsnegle (caracol), um dos doces mais típicos da Dinamarca. Com açúcar na medida certa, creme de baunilha, canela, e muita manteiga, os snegles de canela são delícias nacionais.

Flåekestegssandwich
Quando fui jantar com amigos no Oskar Cafe, conheci e cai de amores pelo sanduiche de porco com pickles e repolho roxo, um dos pratos típicos da Dinamarca. Tradicionalmente servido na noite de Natal, o Flaekestegssandwich fica mais saboroso quando acompanhado pela cerveja Carlsberg, um das bebidas dinamarquesas mais conhecidas no mundo. Experimente o Flaekestegssandwuich no Café Oskar ao lado da prefeitura.

Escapadas
Christiania
Conheci Christiana acompanhado por um amigo que mora há 9 anos em Copenhagen. Um local ocupado depois do final da 2a. Guerra, Christiania é uma comunidade alternativa idealizada por hippies nos anos 60. Com escolas, creches, restaurantes e bares para atender a população local, a comercialização de drogas como a maconha é liberado pelo governo.

Helsingor
Visitar a Suécia enquanto estiver na Copenhagen? Sim, é possível. Graças a um sistema de transporte ferroviário fácil e eficaz, é possível ir de Copenhagen até a pequena cidade de Helsingor no extremo norte da Dinamarca. De lá, balsas atravessam o mar numa viagem de vinte minutos a cidade de arquitetura gótica de Helsinborg na Suécia. Lembrando que é importante levar o passaporte para ir e vir, Copenhagen é uma cidade de fácil acesso para outros destinos na Escandinávia e Europa.





Anna Clara Tenenbaum
www.joiabrasil.com
+55 21 994959359
Face: Joia Brasil
Insta: joiabrasil

05
ago
2017